Visitar Kinsale e a marina para escapar de Cork

Visitar Kinsale e a marina para escapar de Cork

Fui visitar outra vila perto de Cork, um local conhecido pelos seus restaurantes e por boa comida, mas também pela sua história e pela Fuga dos Condes. Como é habitual, devia ter lido mais sobre esta vila antes de a visitar, mas por vezes a surpresa até vale a pena. Kinsale fica bem perto de Cork, o que é perfeito para uma escapadela de Cork.

A primeira visita a Kinsale

Fui com o meu colega de casa para tirar fotografias, já tinha ouvido falar na comina, e sabia que era uma vila junto ao mar. Então só podia ser um bom sítio para tirar algumas fotos, e é mesmo! A surpresa foi ler nomes de pessoas espanholas por todo o lado, nomes de ruas, restaurantes, etc.

Não sabia muito sobre Kinsale, e foi uma surpresa perceber que algo importante aconteceu ali. A minha curiosidade fez-me pesquisar sobre isso, e aprendi algo sobre a história de Espanha e da Irlanda.

Entrada do Forte Charles
Entrada do Forte Charles

A vila é sem sombra de dúvidas um local a voltar, e da próxima vez para jantar num bom restaurante e visitar a vila em si. Desta vez tentámos encontrar o Forte Charles onde passámos algum tempo de qualidade.

Chegámos 5 minutos depois da hora de fechar, mas ainda assim conseguimos tirar algumas fotos da parte de fora, o que também é bem bonito! Sinceramente não acho que tenhamos perdido muito por não termos visitado o interior, mas um dia ainda quero lá entrar.

Algo que recomendo vivamente é a fazerem o passeio a pé da vila até ao Forte, pelo trilho costeiro. Parte desse trilho é apenas para pedestres, e é bem agradável.

No entanto fiquei um pouco doente devido aos ventos fortes que apanhámos…, ouvi dizer que um furacão tinha passado perto da Irlanda (bem mais fraco) durante o fim-de-semana, o que explica os ventos fortes. E talvez graças a isso, fiquei tipo caracol…, mas ainda assim já estava a planear os próximos passeios.

De volta a Kinsale para visitar a zona da Marina

Entre os Portugueses que vivem na Irlanda, já não é a primeira vez que oiço dizer que Kinsale é a Cascais da Irlanda. Discordo em absoluto, ambas as vilas têm o seu encanto característico, e sinceramente acho que têm muito pouco a ver. Talvez mesmo só por serem à beira mar e serem ambas vilas bem bonitas.

O que também é normal se ouvir dizer, é que o Verão na Irlanda são apenas dois dias, e com sorte não chove em nenhum deles… É mais um exagero, claro está, mas por muita pena minha o Verão está longe de serem os 90 dias consecutivos sem chuva que Portugal nos acostumou… Mas por vezes temos dias destes, bem bonitos e que só dá mesmo vontade sair à rua, ou até mesmo sair da cidade e irmos até à praia…, ok, talvez não tanto, a água é fria por aqui…

Booking.com

Não fui à praia, mas fui bem perto. Kinsale é bem conhecida por ser a Capital Gastronómica da Irlanda, e com bons motivos para tal, são vários os restaurantes pela vila, com comida bastante boa e peixe fresco! Fui lá jantar com um amigo, aproveitar aquele dia de sol para dar uma volta pela vila, e ficámos para jantar. Bem pertinho de Cork, e excelente para uma escapadela rápida.

Um pouco mais sobre Kinsale

Além das casas e lojas pitorescas que em muito caracterizam a vila, até mesmo quase como um modelo das vilas coloridas da Irlanda, uma volta pela baia é passeio obrigatório, se não estiver a chover. A baia está protegida pelo Forte Charles, um forte em formato de estrela, mesmo na entrada da baia. Para lá chegar, recomendo continuarem o passeio a pé, sempre junto à baia, passando por um pequeno mas florido trilho, e prestem atenção ao nome das ruas, irão notar vários nomes espanhóis. Este detalhe despertou-me a curiosidade da primeira vez que fui a Kinsale, e fiquei a saber que aquela vila foi também palco de uma batalha em que uma das últimas armadas espanholas tentou ajudar os irlandeses numa revolta contra os ingleses.

Visitar Kinsale e a marina para escapar de Cork
Visitar Kinsale e a marina para escapar de Cork

Para quem está de carro, a uns poucos quilómetros podem dar um salto à praia, uma pequena praia chamada Sandycove, ou um pouco mais longe, passando pelo cabo Old Head of Kinsale, podem ir a uma praia bem mais popular e bandeira azul, Garrettstown. Mas convém não esquecer que isto fica na Irlanda…, ilha banhada pelo Atlântico Norte…, yep, a água é bem fria! Mas ainda assim, volta e meia vou à praia, melhor que nada.

Outro detalhe sobre Kinsale, que por acaso até já escrevi aqui no blog, é que Kinsale é a primeira (ou última) paragem da Rota Selvagem do Atlântico. Seja de passagem ou para parar, é uma vila que vale bem a pena visitar, muito para descobrir e também muito por onde comer.

Onde fica Kinsale?

Publicado em
Categorizado como Europa Etiquetas:

Por Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.