Retrospectiva de 2020 e Objectivos para 2021

Look Left Cover Photo

2020, um ano que ficará para a memória de toda a gente. Um ano cheio de eventos, infelizmente na sua grande maioria tristes, mas é inegável o quão marcante este ano foi para o mundo todo. Mas já está a terminar, e depois da tempestade vem a bonança! E como nem tudo são noticias tristes, nesta retrospectiva vou partilhar algumas noticias boas de foro pessoal!

Assim olhando apenas por alto nos objectivos que escrevi para 2020, posso afirmar que alguns foram bem cumpridos! Outros nem por isso, o bicho do COVID-19 também afectou aqui o blog…

No artigo do ano passado sobre a retrospectiva anual escrevi uma secção sobre a minha vida pessoal. Um dos objectivos para 2020 até foi um objectivo relacionado com a minha vida pessoal. Desta vez não o vou fazer, e vou passar directamente à retrospectiva deste ano que está a terminar.

Retrospectiva do ano que passou

Muita coisa aconteceu durante este ano no que respeita ao blog. Algumas dessas coisas fizeram parte dos objectivos que tinha definido para 2020, como tal serão detalhadas abaixo. Mas em suma, foi um ano bastante produtivo para mim. Escrevi imenso, editei imensos artigos antigos, e combinei alguns artigos pequenos em artigos maiores com informação mais detalhada.

No que respeita a redes sociais, como tinha escrito no ano passado, deixei completamente de lado a ideia de ser blogueiro profissional. Como tal, também não me dediquei às redes sociais, simplesmente as deixei à deriva. E o resultado? Deu para me dedicar a 100% ao blog, e os resultados foram notórios!

Vencer o cancro!

SIM!!! Estou em remissão!! E muito aprendi sobre esta experiência, e senti que cresci imenso com isto também. Uma das coisas que aprendi, ou melhor, que senti, foi o poder de certas expressões. Afinal o que é vencer o cancro? Ou lutar contra o cancro? Sim, eu estou em remissão. Sim, eu já não tenho células cancerígenas detectáveis no meu organismo (e assim espero continuar até ao resto dos meus dias). Mas venci alguma coisa?

Enquanto “lutava” contra o cancro um amigo meu também “lutava” contra esta doença. Infelizmente em Agosto recebi a noticia que ninguém quer receber. Se dizem que eu venci o cancro, será que isso significa que ele perdeu? E se perdeu, porque perdeu?

Quando oiço que venci o cancro dá-me uma sensação estranha. A luta contra o cancro é a investigação. A luta contra o cancro é o trabalho que os médicos e enfermeiros fazem todos os dias. Por vezes perdem batalhas, quando os seus pacientes não resistem à doença. Outras vezes ganham-nas. Mas todos os dias existem centenas ou milhares de especialistas a lutarem contra esta doença.

Agora os pacientes? Nós só temos de estar a horas para os tratamentos, e seguir à risca as indicações que nos são dadas. Não há uma vitória nossa. Mas também não há uma derrota. Estas palavras têm demasiado poder. Como será que se sente uma pessoa que tem um diagnóstico menos favorável? Como um perdedor? Será que pensa que não lutou o suficiente? NÃO! A luta não é do paciente!

E quando recuperamos desta doença, também não tem sabor a vitória. Agora sim ando a lidar com imensa ansiedade. Um dos receios que tinha antes de ser diagnosticado, agora é uma realidade. Frequentemente me passa pela cabeça o “e se o cancro volta?“. Por vezes dou por mim a verificar, inconscientemente, se tenho algum caroço. Isto não me parece que seja uma vitória.

Aprendi imenso durante estes meses, e uma delas é que as palavras têm mais poder do que pensamos.

Viajar!

Vale a pena comentar este objectivo? O resultado deste objectivo tem um número: 2020.

Ainda assim, fiz algumas viagens. Curtinhas, mas saí de Cork. Em agosto fui ao condado mais a norte da Irlanda, Donegal. Passei uma semana por lá, e sinceramente acho que não foi o suficiente. Também fui a Portugal por duas semanas e meia em setembro, quando os números de novos casos até estavam baixos… Mas começaram a aumentar enquanto lá estava… E fora isso, só alguns passeios aqui mais na zona, escapadelas de 1 dia para umas caminhadas.

Não viaje sem Seguro de Viagem!

Recomendo vivamente a World Nomads, seguros especializados para viajantes. Bem detalhados antes de os riscos acontecerem!

Na Irlanda, quando uma pessoa está de baixa prolongada devido a doença, as férias não usadas e os feriados passam para o ano seguinte. Então, em 2019 só usei dois dias de férias (dos dias de 2019, mas tive mais férias dos dias que passei de 2018 e fui aos países Germânicos). Ou seja, em 2020 tive os 22 dias a que tinha direito de férias, mais 20 dias devido à doença, e mais uns 7 feriados… Tive direito a cerca de 10 semanas de férias para as aproveitar bastante bem em…. casa!

Escrever mais artigos

Devo admitir que este objectivo até a mim me deixou surpreendido. Tinha como objectivo modesto escrever 15 artigos em 2020. Não só escrevi estes 15 artigos, como ao todo já tenho artigos para um total de 53 só em 2020!! Consegui manter uma rotina de escrita e de publicação de um artigo por semana!

Voltar aos artigos de convidado

Enquanto que o objectivo anterior foi alcançado e bem ultrapassado. Este nem sequer chegou à fase de implementação. Mas também porque achei que não teria muito interesse em publicar artigos de convidado sobre viagens numa altura em que pouca gente pode viajar.

Apesar de ter escrito um artigo por semana, o número de visitas no blog diminuiu imenso. Isto é um blog de viagens, como tal não há muita procura por este tipo de conteúdos. Só continuei a escrever pois tenho esperança que este conteúdo todo indexado pelo Google venha a ter potencial num futuro bastante próximo.

Vídeo!

Outro objectivo que não foi cumprido. E sinceramente porque simplesmente nem me lembrei dele. Mas recentemente voltei a pensar nisto enquanto editava artigos antigos, pode ser que 2021 seja o ano em que me dedique a mais vídeos…

Objectivos para 2021

Vou tentar ser modesto com os meus objectivos para 2021. Se há algo que tenha aprendido em 2020, na minha vida pessoal, é que convém não planear demasiado. Acho que esta foi uma lição que serviu para muita gente. Quantas viagens não foram canceladas?

Viajar!

Sim, viajar volta para a lista! Não irei ter tantos dias como em 2020, só os dias que todos os trabalhadores têm. Mas vou querer aproveitar para viajar mais. Ainda estamos em plena pandemia, mas tenho esperanças que para o final do ano já exista alguma normalidade.

Voltar a ser mais activo no Instagram

Apesar de acima ter dito que não tenho objectivo de ser blogueiro profissional, para mim o Instagram é um micro-blog. Conto sempre um facto ou uma pequena história com cada foto que coloco, e é algo que gostaria de reavivar e ser mais activo.

Relaxar com o blog

Em 2020 provei a mim mesmo que é possível ter um emprego normal e ainda assim conseguir escrever regularmente no blog. Também é verdade que trabalhar a partir de casa ajudou imenso a ter mais disponibilidade para tal. Mas para 2021 prevejo que a vida “normal” vai voltar, e quero tirar a pressão de escrever todas as semanas no blog. Sim, irei continuar a ter uma rotina no blog, mas se falhar uma semana ou outra não irá ser o fim do mundo. Mas quero escrever pelo menos 20 artigos em 2021.

Artigos de convidado

Como já devem ter reparado, o blog tem um novo visual. E o novo tema para o blog são os postais. É algo que adoro fazer quando viajo, escrever postais para amigos e enviá-los pelo correio. Por vezes eu até chego antes dos postais, o que acaba por ser bem divertido. Então, seguindo esta temática, vou criar uma série no blog para “Postais” de amigos, mini-entrevistas a convidados sobre um local que gostem.

E com isto termino os objectivos. E não, não voltei a adicionar vídeo como objectivo. Se acontecer, aconteceu. Mas não é um objectivo que seja realista tendo em conta o facto de que quero relaxar com o blog.

E vocês? Quais são os vossos objectivos para 2021?

Publicado em
Categorizado como Análises

Por Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

2 comentários

  1. Amei!!! Me inspirou a fazer um retrospectiva mas principalmente lembrar de que quando temos foco no trabalho a se fazer, então vemos os resultados por onde não esperamos. Um feliz 2021, cheio de disposição e tocando pra frente os planos!!!

    1. Obrigado! É uma prática que tenho há já vários anos, e é bem agradável de reler os planos que fizemos e ponderarmos sobre o que queremos fazer no ano seguinte 🙂

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.