Categorias
Análises

Retrospectiva de 2019 e Objectivos para 2020

Para começar o ano com o pé direito, vou terminar o ano de 2019 com a tradicional retrospectiva que tenho feito há imensos anos e que me tem ajudado imenso a perceber como o ano que passou correu.

Assim de repente, parece-me que falhei os objectivos todos a que me tinha estipulado para 2019. Mas também não faz mal, este ano também percebi que fazer planos é uma forma de aprender, mesmo que as coisas não corram pelo melhor.

Como foi 2019 a nível pessoal

Por norma não partilho muito da minha vida pessoal no blog. Apesar de ter sido assim que este blog nasceu, numa era que ainda não usava Facebook nem nenhuma das actuais redes sociais. Mas a certa altura decidi focar-me apenas em partilhar as minhas viagens e dicas com base na minha experiência pessoal.

Ora, como as minhas viagens são todas parte da minha vida pessoal, não viajo por profissão, então faz sentido partilhar um pouco do que aprendi a nível pessoal em 2019.

Um dos objectivos que tinha para 2019 seria preparar a minha mudança para a Alemanha. Comecei o ano com uma viagem pelos países Germânicos, mas o objectivo principal seria mesmo visitar Munique que será a cidade para onde me quero mudar.

Nessa viagem comecei a sentir algumas dores no peito, a que me foi diagnosticado pelos médicos como ansiedade. Saúde mental é algo que levo muito a sério, e não ignorei as sugestões dos médicos, como tal pedi para ser acompanhado por aconselhamento psicológico.

Durante vários meses coloquei muitas coisas em causa, a minha relação amorosa, os nossos objectivos de abraçarmos uma aventura em conjunto, e até o meu futuro a nível individual. Mas a ansiedade nunca passou, até foi agravando.

Em Agosto fui diagnosticado com um linfoma estágio 4B. Afinal a minha ansiedade tinha um nome e uma forma. Um tumor de 9x8x7 cm a pressionar o meu pulmão esquerdo e o coração. Ao contrário do que muita gente pensa, fiquei aliviado em saber deste diagnóstico. Hoje em dia a ciência está muito avançada, e há certos cancros que são tratáveis.

É assustador, claro que é. Mas saber que tudo o que questionei nos meses anteriores não fazia absolutamente sentido nenhum deu-me um grande alivio. Aquele acompanhamento até me ajudou a me preparar para o cancro até antes de saber o que tinha dentro de mim. Saúde mental não é para brincadeira.

Neste momento ainda não estou em regressão, mas espero ter boas noticias para breve. Optimismo nunca me faltou durante o processo todo, e aprendi imenso. Planos são importantes, mas podem mudar. Muito mudou para mim nos últimos meses, agora é colher os frutos desta espera.

Retrospectiva do ano que passou

Escrever pelo menos 30 artigos

30?? Ficaram a faltar 19… Okay, 18 a contar com este. Quando escrevi este objectivo tinha noção de que era um pouco exagerado, mas possível. Durante este hiatus com o cancro ainda escrevi alguns, tenho mais dois preparados para publicar no inicio de 2020, mas foquei-me em melhorar o blog noutro sentido (um dos objectivos de 2019).

11 artigos em 2019 não foi mau, uma média de 1 por mês. Mas acho que melhorei um pouco na qualidade de escrita. Tenho-me focado bem mais na qualidade do que na quantidade.

Editar pelo menos 60 artigos

Ora aqui está um objectivo do qual nem tinha noção de ter cumprido. Esta é a parte boa destas análises, ver que subconscientemente até cumpro com objectivos. E este foi a larga escala! Editei 177 artigos até à data, e sei que antes de o ano terminar ainda irei editar mais uns 5 ou 6!

Começar a publicar vídeos no blog e YouTube

Nem sei por que raio estipulei este objectivo…, não sou pessoa de falar para a câmara… Publiquei um vídeo no YouTube, e foi só…

Mas vou voltar a este objectivo para 2020, mas com outras regras…

Manter a comunidade informada sobre o progresso durante o ano

Isto em parte foi feito. Tenho usado o Instagram como plataforma de contacto com quem me segue, bem mais do que o Facebook ou o Twitter (que hoje em dia mal uso). Não o fiz com o objectivo cumprir com esta meta, mas sim por mero hábito. É algo que gosto de fazer. É uma forma de acompanharem algumas das minhas viagens quase em tempo real, e onde partilhei imenso sobre a minha luta contra o cancro.

Objectivos para 2020

Vencer o cancro!

Não é um objectivo que dependa apenas de mim, mas muito da ciência. Portanto espero poder escrever na próxima retrospectiva que concretizei este objectivo, e espero que seja uma vitória que perdure por muitos anos e que não tenha de voltar a lutar uma batalha do género!

Viajar!

Sim, este é um dos objectivos para 2020! Desde agosto que não posso viajar, e assim que voltar a poder entrar num avião, vou querer recuperar o tempo perdido!

Não viaje sem Seguro de Viagem!

Recomendo vivamente a World Nomads, seguros especializados para viajantes. Bem detalhados antes de os riscos acontecerem!

Escrever mais artigos

Agora estou a ser moderado nas minhas palavras, acho que 15 seria um número adequado de artigos a escrever. Um pouco mais do que um artigo por mês, mas ainda tenho tanto para escrever de viagens passadas…

Voltar aos artigos de convidado

Escrever para outros blogs, e ter outros bloggers a escreverem aqui! Um objectivo modesto aqui, uns 4?

Vídeo!

Sim, quero fazer vídeo! Já usei tanto a GoPro que tenho conteúdo aqui para fazer algumas coisas giras, a ver se invisto algum tempo nisto! Tentar fazer pelo menos um vídeo por trimestre. Dão trabalho…, mas pode ser que consiga fazer 4 vídeos em 2020.

E para 2020, acho que estes objectivos são o suficiente! 2019 não foi dos melhores anos, mas apesar de tudo, não foi um ano terrível! Venha 2020, cheio de aventuras e saúde!

Por Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.