Antes de começar com as análises de 2018 e fazer os planos para 2019 convém começar pela parte mais importante! Votos de um excelente Natal e um 2019 bem melhor que 2018!

Estamos a chegar ao final de mais um ano, e como já vem sendo hábito, aqui vem também mais uma análise anual!

No que respeita a viagens este ano não foi nada de especial, apenas voltei à Noruega para finalmente cumprir com um dos meus sonhos e fazer uma das viagens de comboio mais bonitas (e curta). Fui também a Portugal, desta vez como turista! Voltei a Londres. E fui a Cuba pela primeira vez.

Podia ter viajado bem mais, mas o pouco que viajei foi bastante bom. Deu para conhecer coisas novas, e viver uma realidade completamente diferente da que eu conheço. Isto em Cuba, claro.

A nível do blog, ando com uma quebra de motivação há já demasiado tempo. Não sei quais os motivos, mas tenho noção de não ser tão criativo quanto gostaria, e de não publicar tanto quanto devia… E com isto já estou a antever algumas falhas nos meus objectivos para 2018…

Falando em objectivos, vamos lá rever o que fiz durante este ano

Análise dos objectivos para 2018

Um artigo a cada duas semanas

Bem, esforcei-me bastante para cumprir com este objectivo e ainda assim tive algumas falhas. Olhando para o calendário…

  • Janeiro: 2 / 3
  • Fevereiro: 2 / 2
  • Março: 2 / 2
  • Abril: 2 / 2
  • Maio: 3 / 2 (um extra)
  • Junho: 1 / 2 (férias em Portugal)
  • Junho: 0 (férias em Portugal)
  • Agosto: 0 (pausa)
  • Setembro: 2 / 2
  • Outubro: 3 / 3
  • Novembro: 2 / 2
  • Dezembro: 1 / 2 (férias em Cuba)

Na verdade, não comecei o ano logo a falhar com os meus objectivos. Isso seria mau demais. O que aconteceu foi que tinha escrito um artigo que viria a violar com o meu actual contracto de emprego e então tive de o remover. Sim, tenho um trabalho das 9 às 5. Só tenho 22 dias de férias, e tento aproveitar para viajar quando posso…

Quanto ao artigo de Maio, lembro-me de que na altura quis publicar um artigo extra antes de ir de fim-de-semana para a Noruega. Depois no final de Junho fui para Portugal de férias e acabei por não ter tempo de escrever o artigo que estava em falta.

Já quanto a Julho, não tive férias tão prolongadas, mas devido a problemas familiares acabei por não ter nem tempo nem cabeça para escrever nada de novo. E com isso, optei por fazer uma pausa intencional durante Agosto. Algo que avisei na lista de emails que envio mensalmente.

Se ainda não estão na lista de emails, juntem-se ao nosso grupo abaixo! Prometo que não faço spam!

Em Dezembro voltei a falhar, mas porque estive em Cuba. Cheguei a equacionar agendar um artigo, mas como há coisas que podem correr mal durante a publicação, optei por simplesmente não agendar nada.

O primeiro objectivo não correu tão mal quanto pensava. Sinceramente, antes de olhar para os números pensava que tinha sido um desastre completo. De 27 artigos planeados, publiquei 20.

Artigos de convidados

Bem, isto na prática aconteceu, mas foi o artigo que acabei por ter de apagar. Continuo a aceitar artigos de convidados, mas com algumas regras extra. Se tiverem interesse em escrever para o blog, usem o campo de contacto e enviar-vos-ei todos os dados necessários.

Editar/Reciclar dois artigos antigos por mês

Este objectivo é um pouco diferente, certamente que não o cumpri mas também não tenho noção o quão longe do objectivo eu estou. De facto editei vários artigos, reciclei alguns, e apaguei outros que não traziam qualquer informação útil para quem lê o blog ou o poderá vir a descobrir. Mas não registei dados quanto ao meu progresso. Devia tê-lo feito, mas não fiz…

Auditoria SEO

Este objectivo foi cumprido. Tanto que foi que acabei por apagar vários artigos e listar alguns que talvez tenham de vir a serem removidos ou “reciclados”.

Objectivos para 2019

E agora alguns objectivos, porque há que seguir em frente!

Escrever pelo menos 30 artigos

Estou a esticar um pouco mais além o objectivo deste ano que está a acabar. E vez de definir uma meta de um artigo a cada duas semanas, vou optar por uma meta anual.

Algo que pretendo mudar também é a periodicidade dos artigos. Sempre li que consistência nas publicações é importante, no entanto também remove o factor humano. Alguns dos artigos que escrevi durante 2018 foram sob a pressão de que tinha de publicar algo. Com isso a qualidade é colocada em causa.

É certo que neste momento estou a aumentar a quantidade de artigos a publicar, e que acabei de falar em qualidade. No entanto também sei que tenho fases de mais inspiração, em que poderia publicar vários artigos em vez de apenas um.

É um objectivo mais ambicioso, mas estou a remover a pressão do calendário.

Editar pelo menos 60 artigos

Parece um exagero, mas não é. Este é o 215º artigo publicado neste blog. Fora aqueles todos que entretanto já foram apagados. Se quero melhorar o conteúdo existente no blog tenho de criar objectivos mais ambiciosos.

Começar a publicar vídeos no blog e YouTube

Estive uns bons segundos a ponderar em colocar este objectivo aqui em público. Mas no final de contas, é esse o objectivo desta análise anual. Não quero chegar ao final do ano e dizer que foi tudo bonitinho, quando na verdade tinha outros objectivos “escondidos”.

Já tenho um canal de YouTube para o blog há bastante tempo, mas não tenho publicado lá nada. Aliás, até à data apenas dois vídeos. Tenho um pouco do síndrome de “vergonha de vídeo”. Portanto este é mesmo um objectivo bastante ambicioso para mim, mas tenho vontade de começar a usar outros meios para partilhar informação sobre as minhas viagens.

Quem sabe, se isto correr bem, um dia até posso vir a criar um podcast…

Manter a comunidade informada sobre o progresso durante o ano

Como artigos deste género não têm assim tanto interesse num blog de viagens, um por ano basta. Então achei que seria interessante manter a comunidade de seguidores do blog informada de outra forma.

Tenho vários canais associados ao blog, Twitter (que pouco ou nada uso), Facebook (que uso com pouca frequência) e Instagram. Sim, também o YouTube, mas esse ainda não “conta”. Mas o canal mais importante que tenho é a lista de emails, é a forma mais próxima de me manter em contacto com quem segue o blog.

Mensalmente já envio um email com informação dos últimos artigos publicados no blog. Então, a partir de agora, irei também adicionar informação sobre o progresso dos meus objectivos.

Ainda não sei em que formato irei fazê-lo. Se junto com o email mensal, se com menos frequência. Mas é bastante mais provável que o faça em separado, para não misturar assuntos. Vou estudar a melhor forma de manter a comunidade informada sem ser demasiado chato com emails.

Ver esta publicação no Instagram

Not your usual pet at the beach… This happened in #PlayaCoco in #PlayaGirón. We were relaxing at the beach, enjoying what was going to become a gorgeous sunset when a herd of goats approached us like if we weren’t even there! As proper tourists we took our cameras out and started documenting that event… it was quite unexpected and funny, and the goats were just passing by. Playa Girón is a tiny town by the end of #BahiadeCochinos. It is a really peaceful place, and in fairness there isn’t much to do there. Unless you’re totally into #scubadiving or #birdwatching like I am. I stayed there three nights, and I still think it wasn’t enough to enjoy all the nature that the area has to offer. Probably my favorite place in Cuba. And most of that thanks to the amazing people I met there! #cuba #cubanimals #cubatravel #cubatravel #cuba🇨🇺 #explorecuba #caribbean #caribbeanlife #visitcuba #cubanlife #instacuba #caribbeanisland #caribe #zapata #travel #travelblogger #travelphotography #travelgram #travelholic #travelguide #travellers #travelinspiration #travelmore #goat

Uma publicação partilhada por Gil Sousa – Travel blogger (@gfpsousa) a

E se têm interesse em estar a par do meu progresso, basta registarem-se na caixa que está no final deste artigo.

Terminada a análise de 2018 e objectivos para 2019 estipulados, só me resta mesmo desejar-vos mais uma vez um excelente Natal e um Ano Novo cheio de viagens!

Obrigado por acompanharem as minhas aventuras!

Publicado por Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Deixe um comentário

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: