Categories
Europa Fotografia

Fotografia em Cape Clear: Um pardal telhado num tronco

Este mês decidi sair da cidade e ir conhecer um pouco mais do Condado de Cork, fui a uma ilha que queria visitar desde que cheguei à Irlanda. É o ponto mais a sul do país e uma das referências para todos aqueles emigrantes que tiveram de ir para os Estados Unidos de navio. A ilha de Cape Clear e o farol Fastnet eram os últimos pedaços de terra que eles viram antes de se perderem no grande oceano.

Quanto à fotografia, este fim-de-semana foi passado em casa do namorado de uma amiga que tem como profissão observar e anilhar pássaros, ou seja, passámos um fim-de-semana a ver (muitos) pássaros! E claro, não poderia perder oportunidade de tirar fotografias, e muitas mesmo!

Não viaje sem Seguro de Viagem!

Recomendo vivamente a World Nomads, seguros especializados para viajantes. Bem detalhados antes de os riscos acontecerem!

Esta é uma das minhas preferidas, adoro como o vento está a bater na parte de trás do animal, ali bem tranquilo quase sem se aperceber que tem uma lente apontada a ele. Este tipo de pássaros são muito caseiros, o trabalho de anilhá-los e catalogá-los ajuda-os a perceber as rotas de migração e as espécies mais caseiras, como o pardal telhado. Vimos como funciona o processo todo, mas vê-los em liberdade é bem melhor, e até as fotos ficam com mais interesse de partilhar.

Fotografia em Cape Clear: Um pardal telhado num tronco
Fotografia em Cape Clear: Um pardal telhado num tronco

Cape Clear é uma zona de passagem para várias aves migratórias, então durante grande parte do ano é frequente registarem pássaros que já passaram por várias partes do mundo. É de facto fantástico quando se vê que o pássaro que temos nas mãos já passou por locais como Portugal, ou até mesmo Brasil!

A ilha tem uma pequena povoação, onde podem pernoitar, o que sinceramente recomendo. No entanto também podem fazer uma visita de um dia, mas atenção aos horários dos ferries, senão vão mesmo ter de passar a noite pela ilha.

Booking.com

Existem várias caminhadas para fazer na ilha, ou então aproveitar a irem conhecer o farol Fastnet, e com sorte ainda conseguem ver alguns golfinhos ou até mesmo baleias!

Se tiverem fotografias de pássaros no Flickr ou no 500px, deixem um comentário para uma das vossas fotos, adorava ver e seguir e aprender mais com o trabalho de outras pessoas com paixão pela fotografia.

Onde fica Cape Clear?

By Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.