Categorias
Europa

Feldkirch, uma passagem pela Áustria a caminho de Vaduz

Há locais que são pouco conhecidos, e que aparecem nos guias turísticos como pontos de passagem. Feldkirch é um destes locais, uma cidade pouco conhecida num dos pontos mais a oeste da Áustria, e que fica mesmo junto à fronteira com um país bem pequeno, o Liechtenstein.

O meu objectivo, como o de muita gente, seria apenas trocar de transporte e seguir directamente para Vaduz. Mas visto que iria já chegar tarde a Vaduz, achei que valeria a pena fazer uma pequena paragem em Feldkirch.

Booking.com

A pequena cidade surpreendeu-me de duas formas, por ter até bastante para explorar e pela diversidade cultural, que não esperava encontrar numa cidade pequena no extremo da Áustria. Fiquei lá um par de horas e nunca parei. Ainda falei um pouco de alemão para praticar, mas acho que falam bem inglês, não me parece que isso seja um problema ali.

5 lugares a visitar em Feldkirch

Feldkirch é uma cidade pequena, mas pode servir de base para visitar vários locais nos Alpes Austríacos. Ou até para visitar os países ali mesmo ao lado, Suíça e Liechtenstein. No entanto, também podem aproveitar para explorar um pouco da cidade, independentemente dos motivos que vos levaram àquela parte da Áustria.

Visitar o Castelo de Schattenburg

Um dos pontos de referência da cidade, o Castelo de Schattenburg, fica numa colina a cerca de 10 minutos de distância a pé do centro da cidade. Para lá chegarem terão de subir a colina, obviamente, por umas escadas que vão contribuir para o desporto matinal. Do castelo dá para verem outra perspectiva da cidade, mas não fica assim tão elevado como poderão pensar.

Páteo do Castelo de Schattenburg
Páteo do Castelo de Schattenburg

O Castelo de Schattenburg foi construído no século XII e hoje em dia funciona como um museu da história e arquitectura local. Foi a residência dos Earls de Bregenz e posteriormente dos Habsburgs por cerca de 300 anos (entre outros). A entrada tem um custo bastante reduzido, mas atenção às horas de abertura. Quando o visitei estava fechado, mas ainda assim deu para visitar o átrio principal.

Fotografar a Katzenturm (e outras torres)

A Katzenturn, que significa Torre dos Gatos, é uma torre cilíndrica de 8 andares que foi construída entre 1491 e 1507 pelo governo do Imperador Maximilian I como parte das fortificações da cidade. No século XVII, o campanário foi construído na torre onde está agora o sexto maior sino da Áustria (e o maior da zona de Vorarlberg).

Não viaje sem Seguro de Viagem!

Recomendo vivamente a World Nomads, seguros especializados para viajantes. Bem detalhados antes de os riscos acontecerem!

A origem do nome da torre não é exacta, no entanto uma das teorias indica que usavam cabeças de gatos como balas de canhão para praticarem ao alvo….

Além desta torre, ainda restam as torres Wasserturm e Pluverturm que também poderão visitar e fotografar.

Parque de Vida Selvagem de Feldkirch

Este parque é uma excelente opção para quem viaja em família e quer conhecer a fauna local de uma forma segura e educativa. O Parque de Vida Selvagem de Feldkirch fica na parte este do rio, dentro do parque Erholungswald.

Neste parque existem várias áreas lúdicas para pequenos e graúdos, como um parque de aventuras, zona de churrascos e o parque selvagem. O Parque Selvagem aloja mais de 140 espécies de animais diferentes, desde linces a veados.

Apesar de não estarem em habitat selvagem, os animais dispõe de imenso espaço.

Museu da Rádio de Feldkirch

Bem perto do castelo Schattenburg encontra-se o Museu da Rádio de Feldkirch. Infelizmente, também não o consegui visitar, mas segundo a informação que encontrei é um museu bastante interessante a visitar e altamente recomendável a quem visita a cidade.

Feldkirch, uma passagem pela Áustria a caminho de Vaduz
Feldkirch, uma passagem pela Áustria a caminho de Vaduz

O museu é bastante nostálgico para as gerações mais velhas, que viveram a época das rádios de bolso, televisores que mais pareciam mobília e gramofones. Tudo isto poderão encontrar no museu, o que para os mais novos será como viajar a um passado não muito distante.

Passear pela cidade

E a melhor forma de ficar a conhecer uma cidade nova é mesmo deixarem-se perder pelas suas ruas. Se forem com tempo para relaxar um pouco, então aproveitem para desfrutar de alguns cafés e restaurantes. Saltando de rua em rua, com algumas paragens intermédias para umas fotografias, e observando a arquitectura bem germânica.

Onde fica e como chegar a Feldkirch?

Feldkirch fica no extremo oeste da Áustria, mesmo junto à fronteira com o Liechtenstein, e bem perto da fronteira com a Suíça. Chegar lá não é assim tão directo como para outra cidade maior, no entanto também não é impossível. A melhor forma de chegar a Feldkirch é mesmo de comboio, com ligações à Alemanha, Suíça e ao resto da Áustria.

Também existe uma ferrovia de Feldkirch a Buchs na Suíça, atravessando parte do Liechtenstein, mas a frequência é bastante reduzida. Para chegarem a Feldkirch a partir de Vaduz a melhor forma é de autocarro.

Se ficarem na cidade por apenas um par de horas, podem deixar a vossa bagagem na estação de comboios. Assim sempre podem aproveitar o dia com muito menos peso às costas e bem mais relaxados!

Por Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.