Categories
Diário Europa

Curiosidades sobre a Grécia

Viver na Grécia por uns meses é uma experiência fenomenal, excelente para conhecer a cultura de perto e não só. Também a viver! O texto abaixo descreve parte da experiência que tive enquanto lá vivi, em particular um dia em específico onde aprendi algumas coisas novas sobre a cultura…

Algumas curiosidades sobre a Grécia

Acho que vou ter um ataque de diabetes em breve, estas tradições andam a dar cabo de mim! Aqui na Grécia é tradição dar doces aos amigos/colegas de trabalho quando alguém faz anos, nada de estranho para nós pois se não fazemos o mesmo, fazemos parecido…, e quando não oferecemos nada há sempre um ou dois amigos mais chulos que nos obrigam a pagar algumas cervejas num bar qualquer (e de preferência caro!) Pois bem, nos últimos dois dias já apanhei 3 aniversários, ou seja, já vou no terceiro docinho matinal.

Outra tradição cá, que fiquei agora a saber, diz respeito à compra de um carro novo, quando alguém compra um carro também é tradição dar doces aos amigos/colegas de trabalho, imaginem lá o que tenho aqui entre o teclado e a minha barriga? Ah pois é, o que resta do docinho matinal! Hoje já vão dois…

Crystal clear waters in Skiathos
Águas cristalinas em Skiathos

Quanto à história dos aniversários, isso é algo que ainda não percebi muito bem como funciona, segundo alguns livros turísticos os Gregos apenas comemoram o seu aniversário até aos 12 anos, mas aqui já assisti a alguns aniversários…, tanto que ontem foram dois doces. E teoricamente, após o 12º aniversário comemoram apenas o “Name Day“, quase todos os nomes Gregos são baseados no nome de um Santo qualquer (que tem um dia atribuído), e no dia desse Santo comemoram algo como o aniversário…, curiosamente, enquanto escrevia este parágrafo apareceu aqui outro gajo com doces! Perguntei-lhe se era o aniversário dele, e a resposta foi “Name Day“, vou mesmo sair daqui com diabetes… Cheira-me que isto já é desculpa para comerem doces por tudo e por nada…

Mais coisas giras quanto à Grécia, tirando a parte da sua história que é tão complexa e interessante, há coisas bem estranhas no seu presente que já vêm desde há quase 2000 anos…, o Monte Athos que eu tenho a ambição de ainda o visitar…, mas não neste estágio. Reparem para onde aponta o link quanto ao Monte Athos, aquela península é “independente” há quase 2000 anos, sobreviveu às guerras, aos impérios e aos Governos…, tudo porque é uma península governada pela igreja! Tal como o Vaticano, mas aqui numas dimensões um bocado…, gigantes…

Não viaje sem Seguro de Viagem!

Recomendo vivamente a World Nomads, seguros especializados para viajantes. Bem detalhados antes de os riscos acontecerem!

Reparem no absurdo da coisa e do quão a mentalidade é fechada, é uma península vedada a mulheres e a animais domésticos do sexo feminino, repito, é PROIBIDA a entrada a mulheres naquela península! Como raio é que estamos no século XXI com coisas deste género? E pelo que vejo nas imagens, é algo de uma beleza rara…, pelo menos mantém o “ambiente selvagem” da península e não deixam que se torne em mais um roteiro turístico cheio de hotéis e afins…

Interrupção de última hora -> Acabei de receber outro doce!! Já vou para o terceiro hoje, se é que não me enganei nas contas… Este agora é de aniversário.

Curiosidades sobre a Grécia
Curiosidades sobre a Grécia

Continuando com as curiosidades Gregas…

Outra zona protegida é a ilha Hydra, que um dia ainda vou visitar se é que não voltar a ter azar com a porcaria dos bilhetes do barco…, uma ilha vedada a todos os veículos motorizados e com um plano urbanizacional bastante restrito, tudo o que é construído lá terá de respeitar a arquitectura típica da ilha! Os gregos podem ter muitos defeitos, mas até pensam como deve de ser em alguns casos…

Monemvasía é outro caso destes, uma vila que eu pretendo aproveitar num fim-de-semana prolongado em Junho, é uma vila medieval em que o acesso também está vedado a veículos motorizados, isto tudo para manter o estado da vila/ilhéu!

Em contrapartida temos o que eles fizeram em Atenas…, entre o templo de Zeus e um bairro tradicional de Atenas, Plaka, cuja história e mitologia se misturam, criaram uma avenida bastante movimentada…, ou seja, separaram o templo do resto da zona histórica, quem o quiser visitar terá de atravessar uma avenida bastante movimentada…, este é o problema do “progresso” quando não pensam no que vão a fazer.

Booking.com

Este fim-de-semana vou tentar ir a Metéora, tinha outros planos mas se calhar vou mesmo a Metéora, vou tentar reservar um quarto ainda hoje (primeiro vou ver se arranjo bilhetes de comboio) e acho que finalmente é desta que vou lá. Esta zona, segundo toda a gente me diz, é de cortar a respiração…, quem viu o filme 300 provavelmente lembra-se do Mosteiro que estava numa escarpa…, estes mosteiros existem e estão em Metéora!

Outro facto curioso é a precisão em que os antigos faziam as coisas, existem 3 templos que formam um triângulo perfeito e estão ainda a uma distância considerável, estando um deles numa ilha…, como raio é que aqueles gajos calcularam isto apenas com base em estrelas? Já visitei estes 3 templos, Parthenon, Templo de Poseidon em Sounio e Templo de Atena em Egina (a primeira, e até agora única, ilha que já visitei na Grécia).

Acho que já basta de curiosidades, venham mas é visitar a Grécia. Apesar de eles não estimarem muito bem o turismo, até têm umas coisas bem engraçadas para verem.

E agora algumas curiosidades a sério sobre a Grécia

O texto acima foi escrito em 2009, por um Gil bem mais novo, então decidi adicionar mais algumas coisas a este artigo, e listar alguns factos a sério sobre a Grécia, que podem ser novidades para alguns.

Curiosidade #1

A fronteira actual da Grécia, como a conhecemos hoje, apenas tem 70 anos! Menos do que um século! Sim, é um facto bem conhecido de que os gregos são um dos pilares da sociedade moderna, democracia, filosofia, artes e muito mais. Todos já ouvimos falar da Grécia Antiga, e o quão importante esse período foi, e o quanto isso afectou, de forma positiva, o resto da Europa e algumas partes da Ásia e África. Mas, o que talvez nunca repararam é que a Grécia fica numa zona muito estratégica. Muitos povos quiseram conquistar essa parte da Europa, Venícios controlaram parte do que é a Grécia hoje em dia, depois Italianos, e os Otomanos, Búlgaros e outros povos. Os gregos sofreram imenso por séculos, no entanto a sua identidade como povo prevaleceu.

Curiosidade #2

Grécia, para nós chama-se Grécia, para eles chama-se Hellas! Confuso? Não consegui encontrar a justificação pela qual o nome é tão diferente, mas pelo que percebi começou na altura dos Romanos, eles chamavam ao povo que vivia na zona que é agora a Grécia por “Graeci“, enquanto que esse povo se apresentava como Hellenes. Talvez esteja na altura de começarmos a referirmo-nos ao país também por Hellas, não?

Curiosidade #3

Além da Grécia e Chipre, a língua grega é base para vários dialectos na Turquia, Itália. Alguns desses dialectos são até mais próximos do Grego Antigo do que do Grego Moderno!

Gatos por todo o lado em Hydra
Gatos por todo o lado em Hydra

Curiosidade #4

A bandeira grega tem 9 faixas, 5 azuis e 4 brancas. De acordo com o que se diz, cada faixa representa uma das sílabas do lema deles, Liberdade ou Morte (Ελευθερία ή Θάνατος), também há quem diga que cada uma das nove faixas representa cada letra da palavra Liberdade (Ελευθερία). Em relação à cruz azul, acho que essa é fácil de adivinhar.

Curiosidade #5

Café grego, café turco, café árabe. Tudo a mesma coisa. Mas não digam isto a um grego, ou a um turco, ou a um árabe, muito provavelmente não vão achar muita piada. Mas é algo que recomendo a provarem! Não bebam como se se tratasse de um café português (espresso), esperem e deixem a borra assentar, e vão bebendo lentamente. E a não ser que tenham como objectivo detestar este tipo de café para o resto das vossas vidas, não bebam a parte final…. Bebam lentamente e com calma, e vai correr tudo bem. Paciência é o truque para beber este café especial.

By Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

3 replies on “Curiosidades sobre a Grécia”

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.