Categorias
Europa

Visitar Hydra, mais uma ilha grega perto de Atenas

Mais uma ilha…, mais uma voltinha! Desta vez foi a vez de Hydra, uma ilha com a particularidade de que não tem transito motorizado! Lá ou andam de bicicleta (não vi nenhuma) ou andam de burro…, ou como eu, andam a pé.

Mais uma viagem que fiz sozinho, dá para notar isso nas fotos.. Viajar sozinho tem grandes vantagens mas também tem grandes inconvenientes…. E ainda não consegui perceber o que é que gosto mais de fazer mas também não pretendo vir a perceber, são experiências que valorizo de igual forma.

Um passeio de um dia a Hydra

Mas…, fazer uma viagem sozinho enquanto se devora Siddhartha…, não recomendo mesmo! É um livro excelente, recomendo mesmo e quem me o sugeriu acertou de tal forma que acho que nem tem consciência disso! No entanto…, ler mais de metade do livro num só dia e ainda para mais quando é um dia em que é suposto estarem sozinhos…, é de cortar os pulsos! Consegue mesmo dar a volta à cabeça a uma pessoa, e foi por isso mesmo que comprei o Angels and Demons de Dan Brown para desintoxicar! Siddhartha é um livro impecável com uma história (demasiado) profunda, mas não para momentos em que temos demasiado tempo para pensar sobre a história…, sério…

Vista sobre a vila de Hydra
Vista sobre a vila de Hydra

Hydra é uma ilha ainda grande, só andei pela vila principal e já me deu mesmo muito que fazer! É excelente deixarmo-nos perder no meio de vilas assim, é quase como uma viagem a um passado não muito distante. E aquele mar…, não vi uma única praia de areia, aliás…, não vi uma única praia segundo os nossos padrões, o que vi foram rochas com acessos para o pessoal mergulhar…, e valeu bem a pena! E não, não quero fazer inveja…

E agora andando um dia para trás no meu fim-de-semana…, Hydra foi apenas no Domingo, mas no Sábado também tive actividades! Mais um picnic com o pessoal do couchsurfing, mais uma tarde excelente (e noite)!

Não viaje sem Seguro de Viagem!

Recomendo vivamente a World Nomads, seguros especializados para viajantes. Bem detalhados antes de os riscos acontecerem!

Mais uma carrada de pessoal que conheci, a comunidade CS de Atenas é mesmo algo do outro mundo, picnics com mais de 50 pessoas…, é obra! É pessoal bastante próximo mesmo, é uma recepção que deixa muita gente surpreendida e que mete muitos eventos planeados com meses de antecedência a um canto! Mais fantástico ainda são as pessoas que tenho conhecido por estes eventos…, já conheci 2 franceses que andam a dar a volta ao Mundo…, mas conhecer um americano que sofre de epilepsia e que decidiu dar a volta ao mundo em BICICLETA para angariar fundos / divulgar a campanha ao resto do mundo…, é obra!

Ahhh, e eu quase que apareci na TV! Pena nem toda a gente ter estado de acordo…, mas a TV grega anda a fazer uma reportagem sobre o CS e foi convidada para ir ao picnic! A comunidade CS anda mesmo a apostar na divulgação, todos têm o direito de ter conhecimento disto e todos têm a liberdade de escolher se querem ou não aderir,  mas sem divulgação…, ninguém conhece isto!

O que fazer em Hydra?

Uma das actividades mais populares em Hydra é logo a primeira que desaconselho. Sim, estou a desaconselhar uma actividade popular.

Visitar Hydra, mais uma ilha grega perto de Atenas
Visitar Hydra, mais uma ilha grega perto de Atenas

Os burros de carga dentro da vila

Os burros são um símbolo das ilhas gregas, são imensas as fotos (como a deste artigo) em que se vê um burro junto a casas brancas e azuis. No entanto, o uso que dão a estes animais é extremo. É um facto de que existem imensos burros, e que o “trabalho” é repartido por vários burros. Mas são usados para transportar cargas e pessoas escadas e encostas acima, e por vezes até em dias de muito calor. A minha sugestão passa mesmo por tirarem fotos, e não contribuirem para este tipo de negócio.

Passear a cavalo pela ilha

Em contrapartida, existe uma actividade parecida que já recomendo. Passarem a cavalo pela ilha. Os cavalos são animais bem mais robustos, e as rotas que usam para os cavalos são bem mais tranquilas também. Existem passeios de cerca de 1 hora até um dia inteiro, o que é uma excelente forma de explorarem uma ilha que não tem tráfego motorizado.

Booking.com

Explorar as praias!

Ir a uma ilha grega e nem sequer pensar em ir à praia deveria ser considerado como crime! As praias de Hydra não são muito populares, mas o mar grego é bem agradável. Qualquer cantinho é bom para uns mergulhos. Existem várias praias na ilha, e algumas bem perto da vila. Uma das praias onde fui nem sequer tem areia, é saltar da rocha directamente para dentro de água! Quem não gosta de ficar cheio de areia, então é uma excelente opção.

Perder-se por Hydra e Kamini

Hydra e Kamini são duas vilas junto uma à outra, salvo erro Kamini até é só considerada como um bairro de Hyra. O passeio de Hydra a Kamini é bastante agradável, e passam por vistas bem bonitas. Numa vila tão pequena, o ideal é mesmo deixarem-se perder e caminharem sem destino pelas encostas e ruelas. E claro, tirem muitas fotografias!

Onde fica Hydra?

Hydra fica a cerca de 1 hora e 20 de viagem desde o porto de Piraeus (Atenas). Ao contrário de muitas outras ilhas gregas, em que é fácil comprar bilhete, para Hydra convém fazê-lo com alguma antecedência. Os barcos para esta ilha são barcos de transporte apenas de pessoas, nada de carros. Ou seja, barcos bem mais pequenos (e rápidos).

Por Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Um comentário a “Visitar Hydra, mais uma ilha grega perto de Atenas”

Boa tarde
Peço desculpa por incomodar.
Descobri o seu blogue e como está a viver um tempo na Grécia, pensei que talvez me possa ajudar ,respondendo a algumas questões. Vou para aí nas próximas férias e confesso que gostaria de lhe fazer algumas perguntas a nível turístico e de interesse para visita.
POr isso, e como não encontrei o seu contacto por mail,pedia-lhe, caso fosse possível, que me enviasse um mail. É que é a 1ª vez que me resolvo a sair do país sem ser numa viagem organizada e como a minha filha é mais de “aventura” pensamos numa viagem diferente. Mas, “cota” gostava de lhe fazer algumas perguntas para desfazer dúvidas e ir mais à vontade.
Agradeço.
Cumprimentos

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.