Categorias
América do Norte

Visitar Las Vegas e os arredores, o que explorar na zona?

Quem nunca ouviu falar em Las Vegas? A cidade onde a magia acontece, onde sonhos se tornam realidade (ou não) e onde algumas pessoas são casadas por uma pessoa caracterizada como Elvis. Mas visitar Las Vegas não é o sonho de toda a gente, longe disso até. Mas é uma cidade que é perfeita para ser usada como base para visitar outros locais nos arredores, dos quais irei falar neste artigo.

O que visitar no estado de Nevada perto de Las Vegas

De realçar que os estados norte-americanos são bem grandes, alguns deles dá para colocar Portugal umas 3 ou 4 vezes (senão mais). No entanto as distâncias são um pouco relativas, dá para fazer passeios de um dia a partir de Las Vegas para vários locais, e aqui ficam algumas sugestões no estado de Nevada, o mesmo estado onde está a cidade de Las Vegas.

Parque Estadual do Vale do Fogo

Alguma vez tiveram aquela sensação de estarem num cenário de um filme? E se eu vos disser que senti que estava no cenário de desenhos animados? Assim que comecei a conduzir pelo Vale do Fogo senti mesmo que estava a viver um episódio do Papa-Léguas (apesar da história ser no Texas), aqueles vales alaranjados pareciam mesmo retirados dos desenhos animados! Fiquei estupidamente excitado por aquelas paisagens!

A atravessar o Parque Estadual do Vale do Fogo
A atravessar o Parque Estadual do Vale do Fogo

Para lá chegar é bastante fácil, cerca de uma hora de carro desde Las Vegas, e também existem opções de excursões para o Vale do Fogo. Mas sinceramente, acho que ir por conta própria vale bem a pena, pois é um vale que merece a pena passar algumas horas a explorar.

Mas cuidado com o calor, existem vários avisos para irem preparados com muita água caso queiram fazer caminhadas. Até existem avisos indicadores de que caminhadas não são recomendadas de todo em certas horas. Esse é um dos problemas do deserto, desidratamos e nem damos por isso, o suor evapora quase instantaneamente e não sentimos que estamos a suar muito. Há que ter muito cuidado com isto.

Onde fica o Vale do Fogo?

Barragem Hoover

A Barragem Hoover é um dos locais a visitar na zona de Las Vegas, uma obra de engenharia que custou a vida a centenas de trabalhadores. Nunca uma estrutura destas dimensões alguma vez tinha sido construída até à data, e algumas das técnicas utilizadas nem sequer estavam comprovadas como eficazes.

A construção desta barragem deu origem ao maior reservatório de água dos Estados Unidos (quando cheio), o Lago Mead. Com uma construção destas dimensões, são inevitáveis os impactos ambientais, e neste caso têm sido devastadores.

Visitar Las Vegas e os arredores, o que explorar na zona?
Visitar Las Vegas e os arredores, o que explorar na zona?

O Rio Colorado tinha inundações regulares no seu delta, em que várias espécies de peixes e plantas dependem, com o bloqueio do curso natural do rio e as dimensões da barragem, estas cheias deixaram de existir. Algumas destas espécies que dependem das cheias estão hoje em dia consideradas como vulneráveis ou em risco de extinção.

Mesmo o próprio formato do delta sofreu grandes alterações devido a esta construção, durante os primeiros 5 anos, enquanto o Lago Mead enchia, o delta não recebeu quase água nenhuma, invertendo a salinidade do rio na sua foz.

Onde fica a Barragem Hoover?

Lago Mead

O Lago Mead é um daqueles locais onde não faltam opções para entretimento. Na verdade, até é a Primeira Área de Lazer Nacional dos Estados Unidos da América! Claro, que muito ligado ao lazer náutico, como pesca, natação, desportos aquáticos, e campismo, caminhadas e muito mais.

A zona de Lazer Nacional do Lago Mead tem uma área de 1,5 milhões de acres, com montanha, vales, canhões e dois lagos (sendo o outro o lago Mohave).

Um braço do Lago Mead e paisagem desértica à volta
Um braço do Lago Mead e paisagem desértica à volta

Uma das actividades que mais recomendo é simplesmente a deixarem-se perder de carro (convém atestarem o depósito…), as rotas cénicas são deslumbrantes, e foi assim que fui conhecer o lago. Simplesmente a conduzir e a apreciar as vistas, num misto de desértico e a água do lago.

Onde fica o Lago Mead?

Outros locais a visitar no Estado do Nevada

Não muito longe de Las Vegas existem outros locais a visitar, que não tive tempo (ou na altura não sabia da existência) e que também merecem a sua visita, desses locais destaco os seguintes.

Red Rock Canyon

Fica a apenas 24 km de Las Vegas, e é excelente para uma pequena escapadela da cidade! Tão perto que dá para ver da Las Vegas Strip!

Não viaje sem Seguro de Viagem!

Recomendo vivamente a World Nomads, seguros especializados para viajantes. Bem detalhados antes de os riscos acontecerem!

Seven Magic Mountains

As Seven Magic Mountains são uma obra de arte de um artista suíço que fez e ainda faz imenso sucesso entre os visitantes de Las Vegas. Inicialmente era suposto ter sido uma exposição temporária, mas devido ao interesse do público, a autorização tem sido estendida por alguns anos.

O que visitar no Estado do Arizona perto de Las Vegas

Uma das vantagens geográficas de Las Vegas é que fica relativamente perto de 3 estados, usando a cidade como base torna-se fácil visitar um pouco mais do que o estado de Nevada. O Arizona é um desses estados, em que alguns dos locais que sugeri acima até ficam na fronteira entre o Nevada e o Arizona, como a Barragem Hoover e o Lago Mead.

Visitar o Grand Canyon a partir de Las Vegas

Esta sugestão já fica um pouco mais longe de Las Vegas, apesar de dar para fazer uma visita de um dia, será algo bem cansativo. No entanto não faltam excursões a partir de Las Vegas, e algumas delas bastante interessantes e é nessas que me irei focar.

Booking.com

De helicóptero

Os passeios de helicóptero são bem populares em Las Vegas, seja atravessando a Las Vegas Strip, seja para alguns dos locais que sugeri acima. Mas sobrevoar o Grand Canyon é algo de surreal, e uma excelente oportunidade para ver aquela dramática paisagem de uma perspectiva completamente diferente.

De avião

As opções para excursões de avião oferecem um pouco mais do que as de helicóptero, muitas vezes com passagem por cima do Lago Mead, da Barragem Hoover e do deserto Mojave. Pouco mais de 1 hora de viagem onde dá para ficar com uma vaga ideia das paisagens ali quase ao lado de Las Vegas

Eu junto ao precipício do Grand Canyon
Eu junto ao precipício do Grand Canyon

De autocarro

Esta opção é de uma excursão de dia-todo, mas mais confortável do que ter de conduzir horas a fio até chegar ao destino. Sempre dá para relaxar sentado num autocarro e ter uma visita guiada. No entanto, a viagem ainda é um pouco longa, e entre autocarro e viagem independente, recomendo a segunda opção.

De carro

Para quem prefere alugar um carro e fazer a sua própria viagem, recomendo vivamente a fazerem desta viagem uma escapadela de dois dias. Há muito para fazer na zona do Grand Canyon, e acreditem que irão ficar deslumbrados por aquelas vistas. Não há foto que consiga captar a sensação de estar junto àqueles penhascos.

Onde fica o Grand Canyon?

O que visitar no Estado da Califórnia perto de Las Vegas

Tal como o Arizona, a Califórnia também fica ali mesmo ao lado. Muitas pessoas até fazem a escapadela inversa, vão de Los Angeles para Las Vegas por um dia. Mas se dá para visitar num sentido, também dá no inverso. No entanto, não coloquei Los Angeles na minha lista, por merecer bem mais do que uma escapadela de um dia.

Deserto Mojave

Visitei o Deserto Mojave a caminho de Las Vegas, e fiz o passeio sem qualquer tipo de planeamento. O que, claro, teve os seus riscos. Não deixa de ser um deserto, e em locais remotos como estes é um pouco arriscado atravessá-lo sem planear. A vantagem de fazer sem planeamento, é que também nos arriscamos a menos, quem se vai meter numa estrada de terra batida num deserto?

Comboio de mercadorias a atravessar o Deserto Mojave
Comboio de mercadorias a atravessar o Deserto Mojave

A página do Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos recomenda vivamente a prepararem a visita antes de se aventurarem, e para não confiarem demasiado em GPS, pois podem ir parar a estradas onde apenas carros todo o terreno conseguem entrar.

Um dos locais que recomendo vivamente a visitar é o Centro de Visitantes da Estação Ferroviária Kelso, uma estação no meio do deserto que em tempos foi um pouco estratégico crucial para a companhia ferroviária Union Pacific.

Hoje em dia é quase como uma vila fantasma, depois do encerramento da linha a vila deixou de fazer muito sentido, mas reaproveitaram o edifício da estação para criar o centro de visitantes.

Onde fica o Deserto Mojave

Um pouco mais a norte, no Estado do Utah

O estado do Nevada faz fronteira com 5 outros estados, três deles na parte sul do estado, daí a facilidade em visitar vários estados estando em Las Vegas. Ir ao Utah até fica mais perto do que visitar o Grand Canyon, mas ainda assim a uma distância aceitável para um passeio de um dia.

Parque Nacional Zion

Coloco este parque na lista de coisas a fazer a partir de Las Vegas, mas sinceramente sou da opinião de que é um parque que merece pelo menos 2 ou 3 dias para o visitar. Um passeio de um dia vai saber a muito pouco. No entanto, para quem tem pouco tempo, mais vale pouco do que nada, e o Parque Nacional Zion é um dos locais que mais recomendo a visitarem!

Booking.com

Fica a cerca de 3 horas de viagem a partir de Las Vegas, com algumas opções de excursões organizadas ou simplesmente viagem independente. Se forem de carro privado, é bem aconselhável a irem bem cedo! Estacionamento é um problema na zona do parque. Mas assim que estacionarem o carro, a aventura começa!

As formas de transporte permitidas dentro do parque são a pé, de bicicleta ou nos autocarros (gratuitos) que atravessam o parque e param em vários pontos. Depois de passarem do stress do estacionamento, vai saber muito bem terem uma mobilidade dentro do parque sem terem de se preocupar com estacionamento.

Parques Nacionais são quase sinónimo de caminhadas, e não faltam opções no Parque Nacional Zion. Algumas delas entre as minhas conhecidas e perigosas dos Estados Unidos. Uma delas, que não tive coragem de fazer, é o Angel’s Landing, um trilho que a dada altura passa por uma escarpa vertical dos dois lados do trilho, apenas com espaço para uma pessoa passar! Mas a vista lá de cima é de tirar o fôlego, literalmente…

Outra das caminhadas, consideradas como perigosa se não for devidamente preparada, é caminhar dentro do rio dentro de um canhão, The Narrows. Fiz parte deste trilho, descalço… foi bem doloroso, mas foi uma aventura incrível! O trilho completo demora mais de um dia, e requer uma boa preparação e planeamento para evitar a surpresa mortífera das enchentes relâmpago.

Onde fica o Parque Nacional Zion

O que visitar em Las Vegas

Os casinos são uma parte bem importante numa visita a Las Vegas, mas não têm de jogar nem gastar dinheiro para os visitarem. Na verdade, alguns deles a atração principal é mesmo a arquitectura e a temática dos edifícios.

Outra coisa que convém ter em conta quando se visita a cidade, é a história de como se tornou numa cidade de casinos. Com a construção da Barragem Hoover, muitos homens foram realocados para a zona para trabalharem na construção da barragem. Devido à quantidade de trabalhadores, alguns casinos ilegais começaram a aparecer para satisfazer (e aproveitarem-se) do vício do jogo e de strippers. Estes estabelecimentos eram controlados por uma máfia local que estava a crescer muito rapidamente, o que despertou a atenção do governo. Que, ao ver oportunidade de lucro, legalizou e começou a atribuir licenças de casas de jogo (casinos). Mas claro, isto bem controlado pela máfia.

A Old Strip ou Baixa de Las Vegas

A avenida mais conhecida de Las Vegas é a “Strip” (faixa), onde se encontram a grande maioria dos casinos. Mas não foi aqui nesta avenida onde os primeiros casinos apareceram, essa zona fica um pouco mais a norte numa rua chamada Fremont Street.

Entrar nesta rua é quase como uma viagem ao passado, mas nada de anos 20 ou 30, mas sim anos 80! Não vão faltar néons pelas lojas e montras, e até as salas de jogos (ou pequenos casinos) vão lembrar muito a era dos anos 80.

Baixa de Las Vegas
Baixa de Las Vegas

Esta rua foi fechada ao tráfego rodoviário em 1994, sendo agora uma rua pedonal com várias actividades, no seu conjunto designada como Fremont Street Experience. Uma dessas actividades é atravessar a rua toda numa zip-line! Não experimentei isto, mas é uma das actividades mais populares.

O Museu da Máfia (Mob)

Uma das coisas que mais gostei e me surpreendeu em Las Vegas foi o Museu da Máfia, não fazia parte dos meus planos. Na verdade, nem sequer sabia da sua existência, mas como estava na zona da Old Strip decidi ir lá espreitar, e acabei por passar umas boas horas a conhecer um pouco mais sobre a cidade e a máfia nos Estados Unidos.

Para quem gosta de conhecer melhor um local, na minha opinião o Museu da Máfia é um dos locais a visitar em Las Vegas!

A torre Stratosphere

No extremo norte da Las Vegas Boulevard (Strip) encontra-se uma grande torre, que mais parece uma torre da água. Além de ser casino, como quase qualquer casa na Strip, é também um local bem conhecido para ver uma das melhores vistas sobre Las Vegas.

Tem um custo de $29 para subir a torre e fazer uma das experiências, salvo erro apenas $25 se apenas quiserem subir a torre. As experiências não são nada de fenomenais, com a excepção de serem a grande altura. O que…, sinceramente…, muda tudo! Fiz o Big Shot, que não é nada de mais, simplesmente seremos projectados na vertical no topo da torre. Mas as vertigens dão ares de si quando subimos assim tão rapidamente! E a vista…, brutal!

Sinceramente, não me arrependo nada de ter pago por aquela experiência. Ainda que tenha sido curta, apenas subimos na vertical uns metros. Mas só pela vista valeu a pena.

The Venetian

Este é um daqueles casinos em que não é preciso gastar dinheiro para desfrutar. O nome diz tudo, é quase como que viajar sem sair de Las Vegas, até o céu é falso! O tecto está pintado com tons azulados a simular o céu de Veneza, e a iluminação cria uma sensação de pôr-do-sol constante. É até um pouco confuso quando saímos de dentro do edifício e lá fora o céu é completamente diferente. Como o visitei durante o dia, foi bem confuso estar um par de horas num pôr-do-sol constante, e depois voltar para um céu bem brilhante…

Gondolas dentro do casino The Venetian
Gondolas dentro do casino The Venetian

Uma das atracções principais do The Venetian é mesmo andar de gondola, e claro, que isso é pago. O preço varia entre consoante se quer fazer um passeio privado ou parte de um grupo.

Outra alternativa, que foi o que fiz, é simplesmente passear pelos canais e pelas praças, e fingir que se está em Veneza… Não faltam lojas e restaurantes dentro do edifício, e claro, sendo um casino, várias salas de espectáculo, alguns permanentes.

Flamingo

O Flamingo é “o” clássico da Strip, foi o terceiro casino a abrir na Strip, e é actualmente o mais antigo. Visitar o Flamingo é quase como que obrigatório, mais que não seja devido à sua história.

A história do Flamingo não fica pela sua antiguidade, mas também muito ligado à máfia. No Museu da Máfia dá para aprender um pouco sobre esta relação com o Flamingo, e alguns dos nomes que vemos no museu tiveram presença na história do Flamingo. Ao ponto do seu fundador ter sido assassinado…

Uma das atracções principais do Flamingo não poderia deixar de ser…, flamingos! O resort tem um jardim com vários animais, incluíndo vários flamingos.

Caesars Palace

Quem é fã da série de televisão Friends, certamente que se vai lembrar do episódio em que passam em Las Vegas num casino, esse casino é o Caesars Palace! Um dos casinos mais famosos de Las Vegas, e também com uma história digna de conhecer.

Vista para o Casino Caesars Palace
Vista para o Casino Caesars Palace

Uma das personalidades mais importantes relacionadas com o casino foi Frank Sinatra, que teve atritos bem sérios com o dono do casino ao ponto de chegar a ameaças à mão armada. Na época, os casinos de Las Vegas não eram para brincadeira! Frank Sinatra jurou que não iria voltar a actuar no casino, mas anos mais tarde acabou por se tornar uma presença regular.

Bellagio

Mais outro hotel / resort inspirado em Itália, este na vila Bellagio junto ao lago Como. Como tal, o tema principal deste hotel é a água, sendo a principal característica o lago que está à frente do hotel, mesmo junto à Strip.

Este lago não só é gigante, mas também é palco para espectáculos de água e música sincronizada que impressionam todos que por lá passam. Isto é, qualquer pessoa, visto que não é preciso pagar para ver este espectáculo que acontece várias vezes por dia.

Não é só de casinos que Las Vegas é caracterizada, os espectáculos são das maiores atracções da cidade e que fazem milhares deslocarem-se para esta cidade no deserto. O Cirque du Soleil tem presença permanente em vários casinos em Las Vegas, e o Bellagio é casa de um dos espectáculos mais famoso do Cirque du Soleil, “O” (pronuncia-se eau, que significa água em francês).

New York New York

Quem nunca ouviu falar em Nova Iorque? Certamente que irão reconhecer o panorama urbano da cidade em qualquer foto, não faltam filmes em que a cidade é o placo principal. Então, não irão ter quaisquer dificuldades em reconhecer este casino. As próprias torres do casino simulam alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade, como o Empire State Building. E em frente ao casino? Uma réplica da Estátua da Liberdade!

"Ruelas" dentro do Casino New York New York
“Ruelas” dentro do Casino New York New York

Passear dentro do casino é também uma experiência só por si, vários átrios e secções têm nomes de bairros de Nova Iorque e estão decorados devidamente. Na zona da restauração dá a sensação de estarmos num bairro nova-iorquino em miniatura, com várias ruelas e edifícios em ponto pequeno.

No que respeita a atracções, existem duas atracções principais, sendo uma delas restrita a menores de idade! Um dos espectáculos permanentes do Cirque du Soleil, com uma temática estilo cabaret.

A outra atracção também tem restrições, mas de altura! Uma montanha russa, em passa em frente ao casino! Estive nesta montanha russa e foi bem divertido, mas passou demasiado rápido…

MGM Grand

Com 5044 quartos, é o maior hotel do mundo! Só por isto, é considerado como uma atracção. O espaço é tão grande que até tem rios, cascatas e várias piscinas!

Sendo um dos casinos ícone de Las Vegas, já foi palco para alguns filmes, sendo o mais conhecido Ocean’s Eleven, o MGM Grand foi um dos casinos roubados durante o filme! Grande promoção ao espaço, diga-se de passagem…

Booking.com

No MGM Grand também existem vários espectáculos, claro, e fui ver um deles. Mais outro espectáculo do Cirque du Soleil, com um palco especial que roda na vertical! Se voltar a Las Vegas, irei certamente ver outro espectáculo do Cirque du Soleil, que fiquei extremamente impressionado com este! Não foi barato, paguei acima de $100 por um bom lugar, mas valeu cada cêntimo gasto! Chama-se “Kà”, e por motivos tristes também ficou marcado na história, é o único espectáculo do Cirque du Soleil onde morreu uma pessoa durante o espectáculo…

Excalibur

Para quem quer visitar casinos diferentes, o Excalibur apenas se destaca pela sua arquitectura. O nome diz tudo, foi inspirado na espada do Rei Artur, e por fora faz lembrar um castelo medieval estilo Disney.

Se estão a contar em jogar a sorte, o Excalibur detém o record de maior jackpot alguma vez atribuído até à data! Pode ser que tenham a mesma sorte se lá forem jogar! Quem sabe?

Luxor

O último casino da minha lista é o único onde eu de facto passei uma noite, e também o único onde joguei nas slot machines. Mas não sou pessoa de jogos de azar, e viajar sozinho tira um pouco o interesse neste tipo de actividades. Além do mais, só “investi” $10, que nem para 5 minutos deu…

O Luxor é um daqueles casinos que dá para reconhecer até de noite! Com uma pirâmide negra gigante, e durante a noite têm um feixe de luz, que só por acaso, é o feixe de luz mais intenso do mundo! Usam espelhos curvos para juntar a luz de 39 lâmpadas de neon num só feixe. Numa noite limpa, é possível de ver o feixe de luz a 443 km de distância!

Mapa dos Casinos de Las Vegas referidos neste artigo
Mapa dos Casinos de Las Vegas referidos neste artigo

Mas o Luxor não fica por aqui no que respeita a records, na base da pirâmide fica o maior átrio do mundo! Pronto, esta parte não é de surpreender tendo em conta de que se trata de uma pirâmide…, mas ainda assim, não deixa de ser um record!

Apesar da maioria das coisas nesta lista serem casinos, Las Vegas é um excelente local para conhecer sítios fantásticos. Uma cidade no meio do deserto que serve de base para explorar tanto dessa zona dos Estados Unidos.

Quando decidi ficar em Las Vegas pensei que me iria arrepender imenso, pois não tenho nem muito interesse por jogo nem por cidades, mas Las Vegas revelou-se numa surpresa muito agradável. Agora até penso em voltar, para ir a alguns dos espectáculos que referi acima.

Agora é a vossa vez, já conhecem Las Vegas? Que outros locais recomendam na zona?

Por Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.