Retrospetiva de 2023 e Objetivos para 2024

Retrospetiva de 2023 e Objetivos para 2024

Apesar do blog andar bastante inativo há uns anos, o artigo de retrospetiva tem sempre de acontecer. 2023 foi um bom ano, com algumas novidades a nível pessoal, mas muito inativo tanto no blog como nas redes sociais…

Como o último artigo foi a retrospetiva do ano passado, mais vale seguir diretamente para a análise deste ano…

Retrospetiva de 2023

Este ano senti que muita coisa mudou positivamente na minha vida, começou logo em janeiro em que celebrei os meus 40 anos! Uma viagem sozinho para o México e o dia do meu aniversário foi literalmente no meio da selva! Simplesmente épico!

Voltar a escrever no blog

Claramente falhei neste objetivo. Mais outro objetivo que vai passar para 2024, mas com um pequeno ajuste…

No entanto comecei a escrever mais, mas em inglês. E não, nada publicado. Para puxar pela minha criatividade (ver objetivo de 2023 abaixo) e também como fuga da minha vida profissional que não estava a correr muito bem decidi começar a escrever ficção. Talvez um dia venha a publicar…

Viajar!

2023 foi um ano em grande! Foi o ano em que andei mais de avião, e fiz uma viagem diferente pela primeira vez. Fui ao México logo em Janeiro, pelo meu aniversário. A Portugal 3 vezes. Primeira vez num cruzeiro pelo Mediterrâneo com a minha mãe, foi uma experiência surpreendentemente boa! Nunca esperei gostar tanto de fazer um cruzeiro e é algo que espero vir a repetir! Neste cruzeiro passei por Espanha, Itália e França. Voltei a Itália uns meses mais tarde para um casamento e para viajar um pouco mais. Estados Unidos em trabalho, mas aproveitei para viajar lá durante o fim-de-semana, portanto acho que conta como “viajar”. E uma escapadinha a Londres de um fim-de-semana, para desenjoar da Irlanda.

Investir na minha saúde mental

Interessante como a minha saúde mental melhorou tanto e já nem me lembrava deste objetivo. Uma das primeiras coisas que mudei foi quase porque fui obrigado.

Eu meditava diariamente, mas passou de algo que fazia por me fazer bem a algo que fazia por obrigação e porque queria manter a rotina de meditar todos os dias. No primeiro dia no México o telemóvel avariou então perdi o acesso à aplicação de meditação. Curiosamente aquilo fez-me bem, pois apercebi-me que tenho alguns TOCs, e isso não é nada saudável para a minha saúde mental. Com isso decidi terminar com algumas das rotinas que tinha só por obrigação, e senti que isso me ajudou imenso.

Tal como referi acima, comecei a escrever ficção. Estava a passar por uma fase complicada da minha vida profissional e precisava mesmo de encontrar um meio para escapar da vida real. Escrita resultou bastante bem! Até criei um mapa de um mundo de fantasia no Photoshop. Estou a aprender imenso com este processo e tem-se revelado como uma excelente forma de relaxar.

Música, em 2022 comprei um oboé e estava com algum receio de ter deitado dinheiro fora. Não tenho tocado tanto como gostaria, mas tenho tido um prazer enorme em voltar a tocar e a estudar música. Não ando a tocar em publico nem em nenhuma banda, mas é algo que me dá um prazer brutal.

Sobre a parte de ler, tenho lido bastante mais! Ainda não ao nível que eu gostaria, mas também ando a ter imenso prazer em ler muito mais, e não só ficção.

Comecei o ano mal a nível mental e estou agora a escrever este artigo a sentir-me bastante bem. Apesar da lista de viagens acima não ser nada de fenomenal, até com isso me sinto bem. Foi um bom objetivo!

Objetivos para 2024

A primeira coisa, que provavelmente já notaram, é que decidi render-me ao novo acordo ortográfico. Está na hora de deixar de ser um velho do Restelo, o acordo veio para ficar e criar conteúdo que já soa a ultrapassado não ajuda ninguém.

Rever artigos passados

Algo que quero fazer, para manter alguma rotina (saudável) com o blog é rever artigos antigos. Provavelmente até rever a ortografia. Deixar o blog ao abandono por um ano inteiro não foi bom. E apesar de hoje em dia blogs já serem algo “do passado” escrever é algo que sempre gostei.

Escrever

Sim, objetivo bem genérico. Escrever. Seja no blog ou ficção. Mas quero continuar a escrever. De preferência no blog, porque há tantas histórias que gostaria de partilhar e deixar escritas. Algo que me dá gosto é reler histórias antigas e ver como as minhas memórias já mudaram, então quero encontrar inspiração para voltar a partilhar as minhas histórias.

Viajar!

Tem de ser! Este objetivo tem de passar de ano para ano! E a ver se consigo visitar alguns locais novos, não necessariamente países novos mas sim locais novos. Não coleciono carimbos no passaporte, afinal há tanto de tão bonito para ver neste mundo…

Três objetivos, dois diretamente relacionados com o blog. Será 2024 o ano em que vou escrever mais aqui?


Comentários

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.