Planear uma viagem de baixo custo durante Erasmus

Planear uma viagem de baixo custo enquanto se está a frequentar o plano de Erasmus não é tarefa fácil. Os rendimentos são baixos, a vontade de aventura alta. E conjugar isto tudo é um desafio enorme!

Não, não pretendo meter nojo a ninguém nem causar invejas, porque isso é bastante feio…, eu sei bem o quanto contentes estão por eu ir fazer esta viagem… (ou então não…)

Rota da viagem de Erasmus
Rota da viagem de Erasmus


Acima podem ver o mapa provisório da nossa viagem, até ao momento já temos a viagem confirmada até Munique… Falta garantir o resto (se nada se alterar entretanto…). No mapa conseguem identificar pelo menos 12 pontos de paragem, mas como devem imaginar, não correspondem propriamente às dormidas.

Detalhes da viagem

Com partida da Alemanha, a nossa viagem tem como destino final a Hungria. Vamos passar por alguns locais épicos na Alemanha, como o castelo da Cinderela.

De uma forma mais detalhada, este será o nosso percurso:

Regresso previsto a 12 de Março…, ainda são 2 semanas numa aventura a 4… Vamos lá ver como corre. O percurso entre Viena e Bratislava irá ser feito de comboio, tudo o resto será de carro. No que respeita a estadias já temos Nuremberga e Munique garantidas em couchsurfing. A primeira vez que ouvi falar em couchsurfing pensei logo em economia, neste momento só penso em convívio, a experiência que tive foi fenomenal, espero que estas sigam o caminho da primeira.

Dicas para planear uma viagem de baixo custo

Couchsurfing é sempre a ter em conta quando se está a planear uma viagem de baixo custo. Além de ser quase garantia de uma experiência inesquecível, ajuda imenso a manter os custos em baixo.

Planear uma viagem de baixo custo durante Erasmus
Frauenkirche em Dresden

Couchsurfing é ficar em casa de estranhos, sem pagar nada. Mas claro que devemos dar algo em troca, gratidão. Para pedir para ficar com alguém o ideal é escrever uma mensagem personalizada, detalhar quem somos e porque é que escolhemos essa pessoa. Segurança funciona para os dois lados. Certamente que existe receio de ficar em casa de um estranho, mas também essa pessoa tem algum receio em receber um estranho na sua casa. Para aumentar as probabilidades de ser aceite, convém dar a cara e mostrarmos um pouco de quem somos.

Booking.com

Os hostéis são também uma excelente alternativa, e mais fácil de reservar. Com amigos até se consegue um quarto só entre amigos, e como tal mais seguro.

E com isto, viajar com amigos é uma forma excelente de poupar dinheiro. Parecendo que não,  mas dividir os custos de aluguer de um carro com amigos ajuda imenso!

Se o objectivo for sair do país onde estão em Erasmus, e estiverem a viver lá há mais de 6 meses, um curto inter rail será de ter em conta. Existem bilhetes de 10 dias de inter rail, e a experiência fica bem mais interessante!

No que respeita a alimentação, serão muitas sandes e aproveitar os refrigerantes à discrição nos McDonalds!

Esta é a  primeira fase de 3 do meu plano, falta percorrer parte da Polónia (e ir a Auschwitz) e ir à Holanda 😉

3 comentários em “Planear uma viagem de baixo custo durante Erasmus”

  1. Bastard..por isso é q n apareces por aqui..espero q estejas a divertir..e a fazer sucesso c o teu novo visual skin e cheio de calor!! 😛

    beijooooooooooos

  2. aiiiii k invejaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    olha,por acaso conheço um gajo k ta em erasmos em Bratislava.
    diverte-te oh mafioso!!! =)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.