Categorias
Europa

Curiosidades sobre Portugal

A grande maioria dos leitores deste blog são portugueses, portanto este artigo é um pouco desafiante. Encontrar curiosidades menos conhecidas sobre Portugal é uma tarefa complicada, e muito provavelmente muitas das coisas que irei listar abaixo vocês já conhecem. Mas quem sabe se não podem também aprender aqui alguma coisa nova?

Bandeira de Portugal
Bandeira de Portugal

Capital: Lisboa
Idiomas oficiais: Português, Mirandês
Moeda: Euro [ € ]
Fusos horários: Inverno: UTC+0 Verão: UTC+1
Área total: 92 256 km2
População: 10 374 822
Condução: à direita
Clima: devido ao facto de estar mesmo junto ao Oceano Atlântico, o clima é temperado. No norte é mais frio e chuvoso, enquanto que a sul mais sente e solarengo. Mais perto da fronteira com Espanha, no interior, o clima é mais próximo do continental. Durante o verão, o clima é geralmente solarengo e quente com algumas possibilidades de chuva (mais a norte). Pode chover durante o ano todo, mas principalmente de Novembro a Março. As temperaturas raramente descem abaixo dos -1/-2ºC na costa Portuguesa, sendo os invernos por norma pouco intensos. Em contrapartida, no verão as temperaturas podem subir acima dos 35ºC em algumas zonas.

Um pouco da história de Portugal

Portugal é um dos países com as fronteiras mais antigas do mundo, isto se excluirmos as colónias. Afinal de contas, também eram parte de Portugal e até 1999 Macau ainda fazia parte do nosso território. Mas estas fronteiras antigas de que falamos dizem apenas respeito ao território europeu, e aqui sim, temos das fronteiras mais antigas. Mesmo durante o período Filipino, Portugal e Espanha estavam sob o domínio de um mesmo rei, mas considerados como dois reinos.

Booking.com

A história da geografia de Portugal é bastante conhecida, mas e a história antes desses tempos? Que povos passaram pelo território de que é hoje Portugal, e porque é que o nosso idioma evoluiu de uma forma distinta do nosso país vizinho?

Que povos passaram por Portugal antes dos romanos?

As nossas origens vêm bem antes dos romanos, fomos invadidos por vários povos indo-europeus celtas que deram origem a vários grupos éticos diferentes no território. A norte deu origem aos povos galaicos, ao centro os lusitanos, os célticos no Alentejo, e no extremo sul os cónicos. Foi por esta altura que se desenvolveu o sistema de escrita do sudoeste, muito devido às trocas comerciais com os fenícios e cartagineses que também por ali passaram.

Isto é uma muito breve explicação do porquê de, hoje em dia, termos tantas influências diferentes de diferentes povos. Apesar de Portugal ser um país consideravelmente pequeno, por vários séculos teve influências distintas em diferentes partes do território.

Que povos passaram pelo território português depois dos romanos?

A era romana é a era mais conhecida da nossa história pré-Portugal, e foi a era que influenciou mais o nosso idioma. No entanto, entre essa era e a formação do Reino de Portugal, outros povos passaram pelo nosso território que contribuíram em parte para a nossa cultura.

Foi por esta altura em que o nosso primeiro reino se estabeleceu, não o Reino de Portugal, mas o Reino Suevo. O primeiro reino cristão da Europa, e também o primeiro a cunhar a própria moeda.

Cais Palafítico da Carrasqueira
Cais Palafítico da Carrasqueira

A sul do nosso território outro povo reinava, os visigodos, que professavam o arianismo (um tipo de cristianismo mas não católico), e eram uma minoria. Mas com a ajuda dos romanos, conseguiram conquistar quase a península ibérica toda. Sendo a população maioritariamente católica, e os visigodos uma minoria, a estabilidade do reino foi sempre instável. Em 710 uma crise dinástica no reino levou à invasão árabe e à queda do reino.

E depois disto, tudo é história já bem conhecida e apregoada! Mas tudo isto ajuda a explicar o porquê de Espanhol e Português serem tão diferentes.

Porque é que Português e Espanhol são tão diferentes?

Devido a tantas invasões, povos, reinos, religiões e afins, muitos dialectos se foram formando. A língua “comum”, variante de latim, variava de acordo com o que era aprendido oralmente, visto que a educação era muito pobre.

Com a formação do reino de Portugal, esta separação tornou-se mais acentuada. Enquanto que nos reinos ao lado o mesmo aconteceu, com os dialectos locais.

Não viaje sem Seguro de Viagem!

Recomendo vivamente a World Nomads, seguros especializados para viajantes. Bem detalhados antes de os riscos acontecerem!

Como o Reino de Portugal se formou primeiro (em comparação com a fusão dos vários reinos que deram origem a Espanha), a consolidação da língua portuguesa se estabeleceu primeiro e ficou mais próxima do Latim Vulgar. Enquanto que nos territórios ao lado, ainda vários reinos existiam com dialectos e idiomas específicos e ainda pouco estabelecidos. Daí hoje em dia existirem várias línguas oficiais nas várias regiões espanholas.

Algumas curiosidades sobre Portugal

  • Portugal foi o primeiro país a abolir a escravidão (mas também foi dos primeiros que tornou a escravidão num comércio global, mas isto é tema tabu pois falar de coisas que não sejam glórias passadas não fica bem nos livros de história).
  • Coroámos uma rainha depois dela morrer!
  • Portugal introduziu o hábito de beber chá no Reino Unido.
  • Oficialmente Portugal não tem uma religião oficial, sendo (em teoria) um estado laico.
  • O terramoto de 1755 deu origem à sismografia. Os questionários de estragos pedidos pelo rei são o primeiro registo detalhado de um terramoto e da sua propagação no país.
  • O ponto mais ocidental da Europa continental fica em Portugal, e se não contarmos com a Gronelândia (que faz parte da Dinamarca), os Açores são o ponto mais ocidental de toda a Europa! Mas não da União Europeia…, França tem territórios por todo o lado, até nas Caraíbas…
  • A loja Bertrand no Chiado (Lisboa) é a livraria mais antiga do mundo.
  • Portugal tem dois idiomas oficiais, Português e Mirandês.
  • Só temos um Parque Nacional, enquanto outros países mais pequenos têm vários Parques Nacionais, Portugal só tem um. Questionei isto quando visitei o Montenegro, o nosso parque é algo bem especial e diferente dos outros em Portugal.
  • Portugal é líder mundial em energias renováveis.
  • Olivença é uma vila disputada entre Portugal e Espanha, um dos poucos locais da Europa ainda em disputa..
  • Também temos território marítimo disputado com Espanha, para garantir a soberania, o presidente Português pernoita num ilhéu das ilhas Selvagens, entre a Madeira e as Canárias.
  • A Via Verde e os cartões de telemóvel pré-pagos foram invenções portuguesas.
  • O sistema de máquinas de multi-banco é um dos mais avançados do mundo, onde podemos efectuar uma quantidade incrível de operações e pagamentos.
  • O realizador de cinema que esteve no activo até mais tarde (até à sua morte) foi português, Manoel de Oliveira, morreu com 106.

Qual a melhor altura para visitar Portugal?

Qualquer altura do ano! O nosso clima é moderado, e temos uma média de 300 dias de sol por ano, o que é fantástico para quem quer conhecer o nosso cantinho à beira-mar. Mas dependendo do que se pretende fazer, tenho algumas sugestões.

Visitar Portugal no Verão

Portugal é um destino de verão, não há dúvidas quanto a isso. Os estrangeiros (europeus principalmente) quando falam em Portugal, a primeira coisa que provavelmente vão dizer é que adoram o Algarve. E quem não gosta? É uma costa lindíssima, mas também (demasiado) popular…

O nosso mar não é conhecido por águas quentes, temos uma Costa Atlântica, e o mar é em geral frio. Mas nos meses entre Julho e Setembro até é agradável, com tanto calor fora de água, dá mesmo vontade de nos lançarmos ao mar para refrescar! Se preferirem correntes mais quentes, o Algarve, Açores e Madeira são opções um pouco mais agradáveis.

Visitar Portugal no Inverno

O grande problema do inverno em Portugal é mesmo os dias mais curtos, mas isso acontece em todo o lado. Ainda assim, é uma excelente época para explorar as zonas do interior de Portugal, bem mais frias, mas no inverno o frio até sabe bem e pode ser aconchegante. Principalmente se forem visitar as nossas aldeias típicas ou o ponto mais alto de Portugal Continental, a Serra da Estrela (onde até podem apanhar neve!).

Para quem gosta mesmo é de mar, então o inverno não é desculpa para não visitar Portugal. Se gostarem de surf, é a altura ideal para apanharem um mar mais forte e ondas melhores. Se forem aventureiros, têm o mar da Nazaré e Peniche, mas para ondas mais seguras, a Ericeira e a Figueira da Foz também são zonas populares enter surfistas.

Visitar Portugal na Primavera ou no Outono

Juntei estas duas estações do ano numa só secção por serem tão parecidas, o clima é ameno, e por vezes o tempo de verão começa mais cedo e até se estende até meio de Outubro.

Para quem quer visitar Portugal e evitar multidões, a primavera e o outono são de facto as melhores alturas para visitarem este cantinho. Os alojamentos são mais baratos, muito menos pessoas nas ruas, não há filas em restaurantes e com um pouco de sorte e se forem corajosos, até podem ir à praia e tomar uns banhos de sol!

Curiosidades sobre Portugal
Curiosidades sobre Portugal

Se o objectivo for mesmo explorar o país, é nestas épocas que recomendo a visitarem Portugal. Se praia não for o vosso objectivo, então é a altura ideal para conhecerem alguns dos locais mais turísticos. Sem terem de esperar 1 hora para tirar uma fotografia sem multidões, ou sem terem de passar por filas intermináveis para comer um pastel de Belém. O tempo certamente que será ameno, e irão maximizar a vossa experiência.

Roteiros e artigos recomendados

Por Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Um comentário a “Curiosidades sobre Portugal”

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.