Tatiana em Olhos d’Água

A foto

Esta foto já tem quase 6 anos, foi tirada umas duas semanas depois do meu sobrinho ter nascido, o irmão da Tatiana (na foto). Julgo que não seja necessário explicar porque é que esta foto me é querida…, mas quanto à fotografia em si, é uma das poucas fotos em que consegui apanhar a minha sobrinha distraída. Momento certo, e acho que a foto até nem ficou má de todo 🙂

Tatiana at Olhos d'ÁguaOlhos d’Água

Este Olhos d’Água não é tão conhecido como o do Algarve, este fica na nascente do rio Alviela no distrito de Santarém. Forma uma pequena lagoa excelente para quem gosta de nadar em rio, com águas calmas e com zonas para piqueniques. Recomendo vivamente a visita, mas o estacionamento poderá ser um pouco caótico em dias de fim-de-semana ou feriados.

Algo menos conhecido é a importância desta nascente, uma das mais importantes fontes de água doce do país, que em pico chega a fornecer o rio com 17 mil litros de água por segundo! E desde os finais do século XIX até bem recentemente, foi também uma das principais fontes de abastecimento de água para Lisboa. Não cheguei a visitar o Centro de Ciência Viva, mas depois de reavivar esta foto e pesquisar um pouco, fiquei cheio de vontade de ficar a conhecer um pouco mais sobre a região.

Um pouco em suma, é uma excelente zona de lazer para quem quer um passeio aquático algo diferente e uma forma para conhecer algo menos conhecido do nosso país.

Onde fica Olhos d’Água?


Gostou do artigo? Adicione-o ao Pinterest!

Tatiana em Olhos d'Água

Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: