Pela zona de Šibenik

Dos poucos dias que estive na Croácia, foi na zona de Šibenik que passei mais tempo. Bom para praia, parques nacionais bem perto e comida bastante boa! Peixe que sabe mesmo a fresco, comer a sentir o cheiro do mar e a sentir aquele calor que sabe tão bem.

Curiosamente, nem sequer cheguei a entrar mesmo na cidade de Šibenik, ficámos uma localidade bem pequena lá perto, numa casa mesmo em frente à praia com um pequeno pontão privado! A localidade chama-se Zablaće, bem pequena e calma, com alguns restaurantes e um pequeno porto, um trilho bem agradável de alguns quilómetros junto ao mar, com vista para Šibenik, e pouco mais. Ficar ali é mesmo para a tranquilidade, afastados de (outros) turistas, mas convém ter um carro.

No primeiro dia, após a viagem de carro desde Zagreb, tivemos uma tarde de praia e leitura, absolutamente relaxante e sem quaisquer preocupações. À noite fomos a uma localidade não muito longe ter com uns amigos da minha amiga, Primošten, e aí sim deu para sentir o que é uma vila bastante turística! Muita gente na rua, complicado estacionar, todos os restaurantes cheios até bem tarde, e até a praia estava cheia de gente – de realçar que era de noite! Demos uma volta pelo centro, e fiquei com muito boa impressão da vila, mas aposto que os preços de alojamento ali estão bem no pico! Só de imaginar a quantidade de gente que ali estava… Voltar para a nossa casa foi ainda mais agradável, o céu estava tão limpo e com muito pouca poluição luminosa, que até dava para ver a Via Láctea! Ainda tentei tirar alguns fotos, mas acho que não consegui ficar com nenhuma de jeito…

Canal de Santo António
Canal de Santo António

No dia seguinte lá fomos nós ao nosso roteiro turístico, relaxar é bom, mas conhecer também o é! E antes de sairmos, claro que não poderíamos desperdiçar a oportunidade de atravessar a rua e ir nadar mais um pouco! Sim, porque não são todos os dias em que a nossa casa fica em frente à praia, há que aproveitar isso também! Lá então nos metemos no carro, e fomos rumo ao Parque Nacional de Krka, é um parque bem conhecido mas ainda assim não tem aquela inundação de turistas como Plitvice. O parque nacional é simplesmente gigante, mas um dia inteiro dá para conhecer bastante e ainda assim desfrutar sem correr muito. O parque tem várias zonas, em duas delas tem cascatas mas as mais famosas estão logo junto a uma das entradas. Decidimos as cascatas principais para o final pois optamos por ir na viagem de barco passando pela ilha dos monges, Visovac, onde está o livro mais pequeno do mundo! E sim, é mesmo muito pequeno, que eu vi! A viagem de barco até ao outro lado é bastante fácil, mas o regresso já custa mais…, talvez por já estarmos cansados? Ainda assim, deu para irmos às cascatas principais, o que me fez arrepender de não termos ido logo de inicio. Existem vários trilhos que passam por essas quedas de água, e já não deu tempo para explorar a zona devidamente, ainda assim deu para umas quantas fotografias e aproveitarmos o facto de estarem poucas pessoas àquela hora. Um detalhe quanto a este parque nacional, ao contrário de Plitvice, aqui é possível tomar banho junto às cascatas 🙂

Para terminar o dia, que já ia longo de andar de carro e de viagens de barco, lá voltámos para a nossa vila para mais umas braçadas na nossa praia privada! A noite foi de relaxe, umas bebidas, um livro, um céu estrelado e… mosquitos 🙁 A tranquilidade daquele local é impagável, saber que se está em época alta e ainda assim estar numa casa em frente à praia sem confusão, sem barulho, e talvez apenas com um carro ou dois a passarem em frente à porta a cada hora, é um sentimento de paz fantástico. Por momentos, até me esqueci que estava de férias na costa da Croácia em plena época alta.

Cataratas em Krka
Cataratas em Krka

A poucas horas de terminar as férias pela Croácia, ainda deu para explorar um pouco mais da zona. Fizemos uma caminhada por um trilho junto ao canal de Šibenik, o canal de Santo António, com passagem obrigatória pela pequena capela abandonada. E claro, nadar mais um pouco antes de dar por terminada as férias na costa da Croácia e voltar para Zagreb!

Destas curtas férias, o Parque Nacional de Krka e a caminhada pelo canal de Santo António são duas das coisas que mais gostei, o primeiro já seria de esperar ser algo de fantástico, não fosse ser um Parque Nacional bem conhecido. Já quanto ao canal, a paisagem é de tirar o fôlego com grandes contrastes de ambos os lados, terra e mar/ilhas. Foram curtas, mas muito boas férias, a próxima paragem: Bósnia e Herzegovina!

Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: