Curiosidades sobre a Alemanha

A Alemanha foi o primeiro país em vivi fora de Portugal, foi uma experiência única que já citei vezes sem conta neste blog. E uma experiência que me mudou como pessoa, e me fez ficar (ainda mais) apaixonado por viagens.

Muito pouco sabia sobre este país quando me mudei para lá, aliás, nem sequer tinha pesquisado nada sobre a cidade. Mudar-me para uma cidade e país de que sabia muito pouco foi uma aventura bem atípica para o “eu” da altura, mas que me abriu os horizontes para outras viagens, e até mesmo para conhecer o meu próprio país.

Bandeira da Alemanha

Bandeira da Alemanha

Capital: Berlim
Idioma oficial: Alemão
Moeda: Euro [ € ]
Fuso horário: CET / CEST (+1 hora que Portugal)
Área total: 357,168 km2
População: 82,800,000
Condução: à direita
Clima: moderado, com verões quentes e invernos frios. A temperatura média durante o dia em Janeiro é de 3ºC, e em Julho de 22ºC. Por vezes, em casos extremos, a temperatura pode chegar aos -10ºC no inverno, e 35ºC no verão.

Um pouco da história da Alemanha

A Alemanha é um dos países europeus com fronteiras actuais mais novas, as fronteiras que conhecemos hoje da Alemanha apenas datam de finais de 1990. Sendo um país centro-europeu, não é de estranhar que as fronteiras oscilaram imenso durante os últimos séculos, e que vários estados nasceram e desapareceram quase de ano para ano.

A história da zona que é hoje a Alemanha é extremamente complexa, mas as fronteiras começaram a estabilizar com a criação de uma Confederação Alemã, de 39 estados de idioma alemão. Confederação esta que falhou, e que deu origem a uma nova Confederação do Norte Alemão, que mais tarde se transformou no Império Alemão.

A partir daqui, muito do que se conhece da Alemanha se deve às duas grandes guerras, desde que aqueles 39 estados se tornaram numa só potência numa zona geográfica bastante importante na Europa.

Com o desfecho da Segunda Grande Guerra, a Alemanha ficou separada várias partes, zonas ocupadas pelo Reino Unido, Estados Unidos da América, França e União Soviética. O mesmo aconteceu à capital do país, onde é ainda possível ver o famoso Muro de Berlim. Certas partes do império alemão foram devolvidas à Polónia e União Soviética. Em 1949 a zona alemã ocupada pelos aliados formou a Republica Federal da Alemã ficando assim definidas as duas Alemanhas, Federal e Democrática. Só se voltando a unir 41 anos mais tarde.

Curiosidades sobre a Alemanha

Curiosidades sobre a Alemanha

Algumas curiosidades sobre a Alemanha

  1. O maior aqueduto navegável do mundo fica sobre o Rio Elba, em Magdeburgo. É um canal sobre um rio, que ajudou em muito a navegabilidade no pais.
  2. Um terço do país são florestas e zonas arborizadas. Uma das minhas maiores surpresas quando me mudei para Dresden foi ver tantas árvores dentro da cidade.
  3. Sendo um país bastante central, não será de estranhar o facto de fazer fronteira com outros nove países. Dinamarca, Polónia, Republica Checa, Áustria, Suíça, França, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.
  4. Berlim tem a maior estação de comboios na Europa! Uma estação em vários níveis e intersecções, um mundo só por si! E um bonito edifício arquitectónico. Ver a fotografia de capa.
  5. Várias cidades alemãs já foram capitais em certa altura, ora devido aos diversos reinos que existiram na zona, ora devido aos impérios e grandes países que dominaram aquela zona. Aachen, Karlsruhe, Munique, BrunsviqueFrankfurt, BerlimBonaBerlim OrientalHanôverDarmstadtKassel, Wiesbaden, OldemburgoHeidelbergMannheim, Buckeburgo, Estugarda e por fim Dresden, a minha cidade preferida!
  6. O primeiro livro que foi impresso foi na Alemanha, a Bíblia de Gutenberg.
  7. A árvore de Natal como símbolo cristão começou na Turíngia. Claro que já existia uma tradição pagã semelhante, e a forma que um monge encontrou para converter a tradição num simbolismo cristão foi em usar a forma triangular da árvore como representação da santa trindade.
  8. Existem mais de 2100 castelos e palácios na Alemanha! Excelente para quem gosta de se imaginar a viver nessa época.
  9. O Oktoberfest não é em Outubro, ao contrário do que o nome dá a entender. Alterem as vossas viagens para o final de Setembro…
  10. Nem tudo são boas notícias, os últimos Jogos Olímpicos que tiveram palco na Alemanha foi em 1972 em Munique, onde os membros da equipa israelita foram feitos reféns e depois assassinados.
  11. Para quem gosta de Jardins Zoológicos, então preparem-se para os 400 que podem visitar neste país!
  12. Alemão é língua oficial em 5 países, Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo e Lichtenstein.

Não é bem uma curiosidade, mas acho que é relevante desmistificar o conceito de que os alemães não falam inglês. É completamente falso! Talvez seja o caso em zonas mais rurais, mas em cidades isso acontece muito pouco. Não senti muitas dificuldades com a comunicação na Alemanha, e as pessoas por norma são muito receptivas a ajudarem, apesar de parecerem muito distantes.

Qual a melhor altura para visitar a Alemanha?

Qualquer altura é uma boa altura, a Alemanha é um país bastante versátil. Seja com o calor húmido do Verão, ou nos Invernos frios, há sempre uma garantia de ver algo bem interessante e bonito.

A Alemanha na Primavera

Como é de esperar na Primavera é quando a vida refloresce, tudo começa a verdejar e as cerejeiras e outras árvores ficam decoradas de flor. Excelente para uns piqueniques nos muitos parques que se podem encontrar dentro das cidades.

É também nesta altura em que se pode ver como são as festas, como a Páscoa e o Carnaval, na Alemanha.

A Alemanha no Verão

Temperaturas bem mais altas, o que normalmente é uma surpresa para quem vem de países como Portugal e o Brasil, mas também uma altura de chuvas intensas. Sim, chuvas no Verão! Historicamente as maiores cheias na Alemanha foram em meses de Verão, mas por experiência pessoal, depois de uma boa chuvada, também secamos em minutos.

É nesta altura em que acontecem vários festivais, e os bares com esplanada, os beer gardens, têm mais vida. É a minha altura preferida para visitar a Alemanha, mas é também a altura mais cara no que respeita a voos…

A Alemanha no Outono

Com excepção do Oktoberfest em Munique, o Outono é uma excelente época para visitar a Alemanha pois existem menos turistas. As temperaturas também começam a descer mais, há que ter isso em atenção quando prepararem a vossa viagem. Foi nesta altura em que cheguei à Alemanha, e ainda senti dias longos, e alguns dias ainda bem quentes, só para finais de Outubro é que comecei a usar roupa mais quente…

A Alemanha no Inverno

E para quem adora o Natal, pessoalmente acho que esta é a melhor época para visitar a Alemanha. Menos gente, excepto na época mesmo de Natal, e tudo coberto de branco! Sim, os Invernos por vezes são rigorosos…, eu não tive essa sorte, pouca neve vi durante os 11 meses que lá vivi, mas se não gostam de aglomerados de pessoas, é uma excelente época para visitar. Quanto aos mercados de Natal, a não perder o de Dresden, o mais antigo da Alemanha! E para aquecerem, bebam imenso glühwein (vinho quente).

Itinerários recomendados e artigos sobre a Alemanha


GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.