Crítica: Rome2rio – Descubra como chegar a todo o lado

“Rome to Rio”, é assim que se deve ler o nome desta aplicação. Descobri-a por mero acaso, enquanto preparava a minha viagem às Balcãs, e acabei por a usar bem mais do que a aplicação que iria fazer a crítica no blog (fica para a próxima), ao ponto de acabar por escolher a aplicação Rome2rio como crítica do mês.

Há uns meses escrevi um artigo sobre Planear vs Preparar (em inglês) uma viagem, e nesse artigo acabei por dizer que não é boa ideia planear demasiado uma viagem. Curiosamente, com a minha viagem às Balcãs estou a fazer exactamente o contrário. O motivo é ser em época alta, o que não seria um problema, mas vou fazer uma viagem longa em pouco tempo, como tal optei por garantir que pelo menos chego ao aeroporto da cidade de partida. Planear uma viagem que passa por 6 países não é tarefa fácil, e as ligações entre cidades de países diferentes nem sempre são fáceis. Foi aí que descobri primeiro o site, e depois a aplicação Rome2rio.

Lançado na App Store em: 20 Outubro 2012
Última actualização: 20 Dezembro 2014

Funcionalidades Principais

  • Pesquisa de rotas entre 2 pontos
  • Escolher em que moeda mostrar os valores aproximados
  • Mostra alternativas de rota e meios de transporte

Limitações

Uma das limitações que notei mais falta é a opção de guardar pesquisas, enquanto preparava a minha viagem tive de pensar em várias rotas possíveis, e por vezes tive de confirmar rotas que tinha pesquisado anteriormente. Seria bem mais fácil poder guardar pesquisas.

A partilha é outra limitação, a única opção de partilha que encontrei aparece na área dos horários (que tem aberta a página da respectiva companhia), e esse botão apenas abre o site no Safari. Não há forma de partilhar com amigos as diversas opções (carro, ferry, autocarro, etc), nem há nenhuma outra funcionalidade de colaboração.

Seria também interessante existir uma opção para critérios de pesquisa, apenas comboios, excluir ferries, etc.

Opinião

A aplicação é simples mas eficaz, faz tudo o que promete mas também não promete muito. Introduzindo um ponto de partida e um ponto de chegada, é devolvida uma lista de opções de transportes. Usei bastante esta aplicação nas últimas semanas, e senti falta de algumas funcionalidades (ler acima), mas foi uma ferramenta fundamental para planear a minha viagem. Simples, informação centralizada e fiável.

Galeria

Link para a aplicação
Download on the App Store

Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: