Carnaval de Patras no fim-de-semana prolongado

E totalmente sub-aproveitado 🙁

A primeira coisa que eu fiz quando fiquei com a certeza absoluta que vinha para Atenas foi ver quais os feriados que tinha, todo contente reparei que eles também comemoram a Páscoa e o Carnaval! Mais contente ainda foi quando notei que na Páscoa eles têm a Sexta-Feira Santa e a Segunda-Feira após a Páscoa para descansar 😛 Mas falharam-me alguns detalhes…

Um dos detalhes foram as datas…, apesar de eles serem Cristãos, não seguem a religião Católica mas sim a Ortodoxa, ou seja, há nuances…, e as datas são uma dessas nuances…, a Páscoa segue um calendário diferente da religião Católica, por vezes coincide mas este ano não é esse o caso, a Páscoa será a 19 de Abril uma semana mais tarde do que a “nossa” Páscoa. Como o Carnaval é uma festa Pagã dependente da Páscoa, aqui o Carnaval também foi uma semana mais tarde…

Estes pequenos percalços valeram-nos um fim-de-semana totalmente subaproveitado e mal planeado, sem sitio onde ficar mas apenas com destino definido, Pátras! No Carnaval Pátras está para a Grécia, como Veneza está para Itália! É aqui que se dá A festa! No entanto…, não fica tão perto quanto isso e tivemos de estudar qual o melhor dia para ir, entre uma noite de festa que poderia revelar-se brutal e o dia mais “popular” onde se fazem os cortejos, optámos pelos cortejos e sempre conhecermos alguma coisa da cidade durante o dia, para tal tivemos de partir de Atenas às 6:00 com chegada a Pátras às 9:30…, nem foi muito tempo…

Durante a viagem vi paisagens magnificas, no entanto estava ensonado demais para tirar fotos, só tirei uma à Ana enquanto ela dormia 😛 Já tenho a prova em como ela é uma autêntica Snoopy 😛 (private joke, nothing to see here :P) Um contraste brutal entre mar, montanhas, neve e planície! O trajecto do comboio é junto à costa norte do Peloponeso, se olharem para o mapa facilmente notam que a costa sul do continente Grego é bastante próxima, dá para ver claramente a outra costa durante quase toda a viagem de comboio! É fantástico ver que montanhas com aproximadamente 500m (julgo que não muito mais) de altura com neve e tão perto do mar, pena não poder saltar do comboio para ir lá 🙁

Chegada a Pátras, totalmente estafados após 3:30 de viagem e 1 hora de sono em cima de nós…, fomos conhecer a cidade, ou pelo menos parte dela! É uma cidade bastante porreira, mas que em um dia se vê tudo o que há para ver, no entanto ainda tirei 408 fotos durante o dia todo…, do Forte dá para ver paisagens fenomenais para a outra costa e para a própria cidade, não faltam fotos dessa encosta!

Depois de andarmos bastante à procura de um restaurante para almoçar, lá nos ficámos pelas sandes…, e ficámos logo pela praça central para ver o cortejo. Foi bastante porreiro, mas ao fim de umas 3 horas de vermos sempre a mesma coisa e de ouvirmos passar bastante musica brasileira  e alguma grega para desenjoar (sim, imitar o Carnaval do Brasil mas com qualidade :P) lá nos decidimos a ponderar um regresso mais cedo a Atenas, a Ana cheia de trabalho para fazer num feriado e ambos estafados e conscientes de que não teríamos canto nenhum para pernoitar…

Pelo menos deu para nos sentarmos num café e planearmos bastante bem os nossos próximos meses na Grécia, evitar situações do género e desperdiçarmos mais oportunidades destas! Já temos uma lista de ilhas a ver, cidades a NÃO perder e fins-de-semana prolongados que nos aguardam…, agora é começar a planear as coisas com alguma antecedência, porque há coisas que não vou mesmo abdicar…, nem que tenha de dormir em alguma estação de comboios…

PS: Não sei que raio quer dizer PUTA em Grego, mas é algo associado a Barbies 😡 Quando tiver tempo, logo coloco algumas fotos online onde provam isto 😡


Gostou do artigo? Adicione-o ao Pinterest!

Carnaval de Patras no fim-de-semana prolongado

Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

3 thoughts on “Carnaval de Patras no fim-de-semana prolongado

  • Março 3, 2009 at 12:47 pm
    Permalink

    Àparte do comentário que ambos sabemos que é motivo para me suscitar uma reacçao mais agressiva, a tua review foi muito boa. Concordo plenamente com a tua descrição. E também concordo que PLANEAR fim-de-semanas prolongados é algo muito aconselhável!!! Sobretudo quando é algo que largamente escasseia…Beijinho.

    Ah, for the record: eu não estava a dormir! Claramente estava a descansar os olhos por breves instantes…

    P.S.: Gil, tens a certeza de que é PUTA? Eu acho que não era um “P”, mas um “ró”.;)

  • Março 3, 2009 at 1:01 pm
    Permalink

    E n é q na Alemanha, o país organizado, os fins de semana improvisados corria,m melhor q na Grécia, ao q parece, reino do caos? Vale q todos valem a pena!
    beijinhooooos e divirtam-se!

  • Março 6, 2009 at 9:31 pm
    Permalink

    Ora fico mais que orgulhosa dos meus queridos C13 que já andam para aí a vranear e a aproveitar esse país LINDO! Aproveitem estes meses para a Grécia continental e, assim que o tempo melhore… Ilhas com vocês!!
    Muitos beijinhos já cheios de saudades =)
    C12

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: