Análise de 2016 e Planos para 2017

Como tenho feito todos os anos, está na hora para mais uma análise de como correu este ano que está a acabar, e fazer uns planos para 2017. Estas análises são bastante úteis pois colocam os últimos 12 meses em perspectiva, infelizmente a natureza do ser humano é focar-se nos pontos menos bons, mas quando se coloca tudo numa balança se calhar ela tende para o lado bom. É excelente para levantar a moral e atacar o ano seguinte com mais força.

Se não fazem estas análises, recomendo vivamente a perderem um dia e olharem para o vosso blog, ou até vida pessoal, e fazerem um balanço de como correu o ano. É mesmo um excelente exercício!

Mas antes um pequeno “mas”….

Este ano decidi experimentar algo, e escrevi uma revisão de meio do ano. Devo dizer que fiquei bem satisfeito com o que acabei por escrever, a meio do ano já tinha cumprido todos os meus objectivos para 2016! E depois cometi um erro, decidi criar mais uns quantos objectivos extra… Talvez ter reparado que 2016 já era um excelente ano quando ainda a meio foi um erro, perdi um pouco o foco e deixei de escrever tanto como estava a escrever, e já noto isso nas estatísticas.

Esta análise de fim-de-ano vai ter como base os objectivos extra, pois não faz sentido repetir o que já foi alcançado. Ainda que, um dos objectivos que pensava ter conquistado, acabou por dar uma volta um pouco mais desmotivante. Aliás, vou começar mesmo por aí.

Objectivo de bónus: Aumentar a frequência de artigos publicados por mês

E foi este o objectivo, que apesar de ser de bónus, acabou por fracassar depois de ter aclamado que o tinha conquistado. Depois de Agosto, deixei de escrever tanto no blog. Motivo? Nem eu sei bem, simplesmente acho que passei por uma fase de menos inspiração para escrever. Por vezes acontece, comigo já aconteceu por várias vezes, mas acabo por regressar sempre ainda com mais força. Espero que se repita, aliás, já ando com muitas mais ideias para o blog!

And this was me yesterday at #MillaaMillaa #Waterfalls, because #beards can also do this :p #GilAroundOz

Uma foto publicada por Gil Sousa (@gfpsousa) a

Objectivos de “meio do ano”

Alterar o visual do blog

Esta já foi feita, e gosto do resultado final. Está com aspecto de magazine, há algumas coisas que gostaria de automatizar, mas gosto do resultado actual. A cada semana tenho de alterar manualmente a lista de artigos promovidos, faço-o com base em estatísticas, mas vou tentar desenvolver um plug-in para o WordPress para fazer isto por mim…, mas sem promessas 🙂

Actualizar todas as fotografias do blog

Bem, isto tem dado muito, mas muito mais trabalho do que inicialmente pensava! O blog inteiro precisa de ser revisto, existem muitos artigos de baixa qualidade que podem ser re-escritos ou até reformados… Espero que não, detesto remover artigos, são em parte um diário. Mesmo que sejam fracos…

Today was like this, my first jump!!! #skydiving #missionbeach #qld #GilAroundOz

Uma foto publicada por Gil Sousa (@gfpsousa) a

A estratégia que decidi adoptar é promover um artigo antigo por semana, às quintas-feiras, e antes de o divulgar revejo-o e actualizo as fotos todas. Bem mais fácil de fazer, e torna-se bem mais agradável até para mim. Este objectivo de meio do ano falhou, mas serviu para perceber algumas coisas no que respeita à forma como tenho o blog organizado.

Escrever para um grande blog ou revista de viagens Portuguesa

Pronto, aqui falhei redondamente. Nem sequer tentei… Dizem que se não tentarmos, nunca sabemos se conseguimos. E aqui falhei à grande, é que nem sequer tentei… Mas este vai ser um dos novos objectivos de 2017, vou tentar escrever para algumas revistas ou blogs mais conceituados. Não prometo vir a ser publicado, mas vou tentar 🙂

Resumo do ano

Depois da revisão provisória, acho que faz mais sentido escrever um resumo do ano ao todo. Uma pequena lista do que escrevi e por onde andei, por mês.

Janeiro

O ano começou com duas pequenas viagens dentro da Irlanda, a primeira com uma amiga e a sua mãe, por uma das zonas mais populares do sul da Irlanda, o condado de Kerry. E a segunda viagem foi às Escarpas de Moher, e a um outro parque nacional (artigo ainda por escrever…). Já estava em modo de grande poupança para a grande viagem que se seguia, portanto acabou por ser apenas pela Irlanda, mas valeu bem a pena, cada segundo de ambas as viagens.

Fevereiro

E a viagem da minha vida começa…, devo admitir agora que ia um pouco nervoso, nunca tinha feito uma viagem deste estilo e por tanto tempo. Escusado será de dizer que adorei, certo? 🙂 Ainda falta tanto, mas tanto para escrever… Quando olho para o meu diário, ainda nem a meio da viagem vou. E o conteúdo fotográfico e de vídeo que tenho para partilhar? Tenho mesmo de me dedicar mais ao blog, são muitas aventuras para partilhar…

Março

Aqui já estava a deixar a escrita de lado. Muitas aventuras para aproveitar, e sem tempo para me sentar em frente ao computador para escrevê-las. No mês de Março tive das melhoras experiências na Austrália, três dias pela ilha de Fraser, três dias de veleiro pelo arquipélago das Whitsundays, dois dias numa ilha deserta, o meu primeiro salto de sky diving, snorkeling na Grande Barreira de Coral e muitas mais coisas! Tudo num só mês, nem sei como descrever o quão intenso este mês foi. E olhando para as minhas fotos, parece que estou a rever memórias de outra pessoa qualquer. É simplesmente fantástico!

Abril

A viagem já estava a terminar, mas finalmente cheguei a um dos pontos mais desejados da viagem. O remoto Uluru, no centro da Austrália. Custou a lá chegar, mas valeu bem a pena! Uma experiência tão fantástica e tão única. Se foi uma viagem difícil? Ó se foi…, 25 horas dentro de um autocarro para chegar à cidade mais próxima, que fica a umas 5 horas de Uluru… Mas faria tudo de novo! Foi também quando voltei a Portugal, por uma curta estadia, e depois de volta à Irlanda…

Photobombed by a #camel! #selfieswithanimals #GilAroundOz #NorthernTerritory #Australia #camelselfies #photobomb

Uma foto publicada por Gil Sousa (@gfpsousa) a

Maio

Depois de olhar para a conta bancária, e até ficar surpreendido por ter gasto sensivelmente metade do que pensava que iria gastar…, acabei por finalmente comprar um novo computador. Principalmente porque não tinha como ver os vídeos que tirei com a GoPro, o meu velhinho MacBook Pro já não suporta vídeos 4K…

Junho

Mais uma escapadinha dentro da Irlanda, um local que já visitei algumas vezes mas que gosto sempre de lá voltar para mostrar a amigos. Foi também para estrear o carro novo, estava na hora de reformar o velhinho Mini Cooper…, tenho saudades dele, mas também já estava a precisar de uma troca…

Julho

O mês de Julho foi um bocado parado, nada de especial aconteceu. Não tirei (mais férias), mal saí de Cork…

Agosto

Após 5 anos a viver na Irlanda, finalmente fui visitar um dos locais que tinha na minha lista desde que cá cheguei. A ilha de Cape Clear, o ponto habitável mais a sul da Irlanda! E que sorte que tivemos, um fim-de-semana de sol, espectacular! E mais outro artigo pendente na minha lista de escritas…, acho que para 2017 tenho de escrever todos os artigos pendentes de 2016…

Setembro

Mais outro mês sem grande actividade, aliás…, a actividade existiu, mas fez-se sentir apenas na conta bancária. Mais uma viagem marcada, um impulso parvo mas que sabia que não me iria arrepender.

Outubro

Em preparação para a viagem para a Islândia, os gastos extras tiveram de ser reduzidos ainda mais para não ter de me poupar durante a viagem. No entanto, foi mês para marcar uma ou duas actividades para garantir que nada ficava por ver!

Novembro

E mais outro grande mês, uma experiência de viagem totalmente diferente do que estava habituado. Aprendi muito mais sobre mim mesmo em uma semana do que em dois meses na Austrália. Quem diria que até posso sentir mesmo falta de uma companhia de viagem? Talvez o facto de ter poucas horas de sol e estar constantemente no meio do anda tenha influenciado 😛

I’m freezing but really happy I came here ?

Uma foto publicada por Gil Sousa (@gfpsousa) a

Dezembro

E aqui estamos nós, em Dezembro! Depois de um ano tão em cheio, termino-o sem nenhum voo marcado mas com duas viagens planeadas. Uma que será um novo desafio, sendo o único adulto com duas crianças por uma semana pelo BeNeLux…, a última experiência do género já foi desafiante qb… E foram apenas dois dias… Agora será uma semana inteira… A outra viagem, só lá para Julho, mas apenas um fim-de-semana aqui à ilha ao lado 🙂

Planos para 2017

Análise de 2016 e Planos para 2017
Análise de 2016 e Planos para 2017

Começando pelo mais complicado, mas que tem de ser feito o quanto antes…

Escrever todos os artigos pendentes sobre viagens passadas

Nem sequer tenho ideia de quantos artigos tenho pendentes, são muitas histórias para contar e muito para escrever…, mas para 2017 quero chegar ao ponto de ter de inventar o que escrever, do que ter uma lista interminável de artigos pendentes por escrever. Este objectivo é relativo a todas as viagens até ao final de 2016, claro que as de 2017 vão acabar por serem empurradas para mais tarde…

Escrever para uma revista ou publicação de renome

Este é um dos objectivos de bónus que criei a meio de 2016, e está na altura de me atirar em aventuras mais ousadas.

Só estes dois objectivos já irão dar mesmo muito que fazer, mas tenho mais dois a nível pessoal que em parte envolvem viajar, e claro que se vai reflectir no blog.

Mudar para uma nova cidade, de preferência noutro país

Já vão mais de cinco anos na Irlanda, mas o bichinho está a morder para sair… Ainda não tenho nada planeado, mas para 2017 quero um novo lar 🙂

Ir a algum sitio diferente uma vez por mês

Seja na Irlanda, seja fora. Mas uma vez por mês, um fim-de-semana que seja, quero conhecer algo mais.

Desta vez não vou adicionar nenhum objectivo de bónus, apesar destes dois últimos pontos serem a nível pessoal, como tal, bónus para o blog.

E agora, para 2017, o desafio é ser bem melhor que 2016!

Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

3 thoughts on “Análise de 2016 e Planos para 2017

  • Janeiro 7, 2017 at 4:12 pm
    Permalink

    Adorei o seu relato, é assim mesmo, às vezes temos planos que não conseguimos concretizar, outras, são tantos compromissos que acabamos deixando umas prioridades de lado, mas no fim dá tudo certo e voltamos mais fortes do que nunca! Que o seu 2017 seja maravilhoso!

  • Janeiro 9, 2017 at 1:22 am
    Permalink

    É inevitável não pensar no que fizemos no ano anterior. Também faço sempre isso! Percebo perfeitamente que não haja inspiração para escrever. Não é fácil mesmo. Mas em 2017 parece que vão acontecer coisas boas 🙂

  • Janeiro 9, 2017 at 2:10 am
    Permalink

    Muito importante revermos tudo que passou no ano e traçar novas metas! Que venha 2017 e que você consiga cumprir todas as suas metas! Abraço!

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: