5 lugares em Portugal a visitar

Para quem não é português (mas fala ou compreende português), a primeira questão que lanço é, já foram a Portugal? Se a resposta é não, então nem sabem o que estão a perder 🙂 Portugal é um dos países da Europa com menor custo para quem o visita, um país com 800 anos de história como nação mais umas quantas centenas de anos de cultura e património. Lisboa, a nossa magnifica capital, é uma das cidades mais antigas do mundo, e definitivamente a mais antiga da Europa Ocidental! Sim, ainda mais antiga que Roma, Paris e Londres!

A temperatura média em Lisboa é bastante amena, durante o Inverno ronda os 17ºC, que é quase Verão para a grande maioria dos países nórdicos da Europa! E, em média, apenas temos 82 dias de chuva, menos de 3 meses por ano!

Portugal tem cultura, tem história, tem praias, tem montanhas, opções de aventura e tranquilidade, podem encontrar tudo isto neste pequeno país colado a Espanha 🙂

Após esta pequena introdução, que certamente não é surpresa para muitos de vós, aqui fica a minha lista de 5 lugares em Portugal que deveriam ser mais apreciados por quem nos vem visitar.

5º – Douro Vinhateiro

Douro é o segundo maior rio de Portugal, no norte do país com foz na cidade do Porto. O Douro Vinhateiro é um longo vale onde estão as vinhas que produzem o famoso vinho do Porto, que desde 2001 é Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

Para explorar devidamente esta região serão necessários alguns dias, e felizmente, para lhe facilitar a visita, as opções turísticas são diversas. A minha recomendação seria visitar a região de carro, mas não é uma rota para condutores mais inexperientes, as estradas são estreitas e com dois sentidos pelas encostas do vale. Também existe a possibilidade de fazer parte desta rota de comboio ou pelo rio num dos vários cruzeiros turísticos que podem encontrar nas cidades do Porto ou Vila Nova de Gaia.

Douro Vineyards
Douro Vineyards, ©Paulo Soares

 

4º – Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma pequena cidade bem no norte de Portugal, é também a sede do distrito com o mesmo nome. Se gostam de cidades pequenas mas acolhedoras, Viana do Castelo deveria estar na vossa lista a visitar. Além de tudo aquilo que seria de esperar numa cidade para relaxar, serão certamente surpreendidos com alguma arquitectura familiar. A Basílica de Santa Luzia certamente será a que irá despertar mais a atenção, estando num ponto alto bem visível da cidade, é bem similar à famosa Basílica de Sacré Coeur em Paris, no entanto ao contrário do que muita gente julga, não se trata de uma imitação pois o projecto para a Basílica de Santa Luzia foi feito bem antes da construção do Sacré Coeur.

Outra peça arquitectónica que irá despertar a curiosidade aos mais atentos é a ponte ferroviária, que tem a assinatura da casa de Eiffel.

180.2011
180.2011 ©Francisco Oliveira

 

3º – Almeida

Faz vários anos que não visito esta pequena vila, mas é sem sombra de dúvidas é um local a visitar por todos aqueles que gostam de arquitectura bélica. Almeida é uma vila-fortificação em forma de estrela, parte de um conjunto de 3 vilas medievais (do mesmo concelho) que ocupam posições estratégicas na defesa do vale do rio Côa. Apesar da importância cultural que esta vila tem, ainda não é Património da Humanidade da UNESCO, no entanto é reconhecida como Património Nacional desde 1928.

Após visitarem o Douro Vinhateiro, o desvio para Almeida valerá bem a pena 🙂

Almeida - Guarda Portugal
Almeida – Guarda Portugal ©sav@z

 

2º Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Uma zona de Portugal para quem gosta de fazer praia sem as grandes multidões dos locais habituais, com várias vilas pitorescas, um enorme parque natural e muito mais para explorar. É a uma zona fantástica para quem gosta de Natureza, e tendo em conta o clima em Portugal, certamente bastante convidativo a ciclo-turismo 🙂

Um dos meus locais preferidos no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é a ilha do Pessegueiro onde está um forte com cerca de 500 anos. Na outra ponta do Parque Natural encontra-se o Cabo de São Vicente, no extremo Sudoeste de Portugal, e bem perto a Fortaleza de Sagres na Ponta de Sagres.

Monte Clerigo beach. Costa Vicentina. Portugal.
Monte Clerigo beach. Costa Vicentina. Portugal. ©Ricardo Fernandez

 

1º – Óbidos

Deixei a minha vila favorita para o fim. Desde pequeno que vou a Óbidos, as minhas férias de Verão foram passadas bem próximo e uma visita a esta belíssima vila era regular. A vila de Óbidos é uma vila-castelo, o nome deriva do latim ópido que significa citadela. É relativamente fácil chegar a Óbidos vindo de Lisboa pela linha ferroviária do Oeste, a viagem é demorada mas vale bem a pena a espera. O ideal é deixarem-se perder pelas ruas estreitas da vila, percorrerem a muralha e não deixarem de visitar o castelo. Fora das muralhas também há o Aqueduto para visitar. Se forem em Março, não percam o Festival do Chocolate, apesar de ser muito turístico é uma experiência a não perder 🙂

Óbidos
Óbidos ©Francisco Bernardo

Espero que gostem da lista, é simplesmente uma sugestão a visitarem alguns locais em Portugal além dos habituais, que também não devem ser desconsiderados 🙂


Gostou do artigo? Adicione-o ao Pinterest!

5 lugares em Portugal a visitar

Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: