5 blogs de viagem em Português a seguir

Antes dos blogs…

Quando comecei este blog, há cerca de 9 anos atrás, o objectivo era apenas usá-lo como um diário. Nada de especifico em relação a viagens, mas principalmente sobre a minha experiência como estudante Erasmus na Alemanha (e os sentimentos de nostalgia despertaram ao escrever isto…). Ainda não tinha conta no Facebook, salvo erro nem sequer ainda sabia da existência dessa rede, portanto o blog era mesmo a melhor forma que tinha para partilhar as minhas experiências com os meus outros amigos e família.

Escrevi alguns artigos em (mau) inglês, para praticar, mas a grande maioria em português, só mais tarde decidi passar a escrever apenas em inglês como forma de ganhar prática e aprender com os meus próprios erros, e devo dizer que resultou em muito. Ainda assim, não era um blog de viagens, mas sim um diário onde partilhava muitas experiências das minhas viagens e não só.

Eu, a olhar sobre Meteóra - Grécia 2009
Eu, a olhar sobre Meteóra – Grécia 2009

Há cerca de 5 anos decidi focar-me num tema, um tema mais do que batido e com muita informação sobre o que estava a partilhar, ainda assim, por gostar de escrever, continuei com o blog e a escrever em inglês. E mais uma vez, aprendi com os meus erros (acho eu), foi então que fiz outra alteração e voltei a escrever essencialmente em Português.

Ainda assim, apenas escrevo pelo prazer da escrita e nunca ganhei um cêntimo com o blog, mas ganhei alguma experiência e recentemente também conhecimentos sobre divulgação e optimização de websites. Uma das melhor formas de aprender é com as experiências de outros, e como tal nada melhor do que seguir o que de melhor os outros fazem. Pelo gosto das viagens, já seguia vários blogs de viagem, mas recentemente apercebi-me que pouco conhecia do panorama nacional, e decidi pesquisar um pouco mais…

Quem mais escreve em Português sobre viagens?

Muita gente! Mas estando ausente do panorama nacional, nem sabia muito bem quem anda por aí, então perguntei em alguns grupos de viagem no Facebook quem anda por aí a escrever sobre viagens e em Português. Recebi algumas respostas e fui apresentado a mais uns blogs, dos quais vou falar abaixo.

Let’s Run Away

Este é um blog com muita divulgação de oportunidades baratas para quem gosta de viajar, escrito por um casal que, obviamente, adora viajar. Ele viaja, ela viaja, eles escrevem. É assim que identificamos quem escreve o quê, eles escrevem no blog sob os pseudónimos de “Shetravels” e “Hetravels” e vão dando dicas e contando experiências pela perspectiva de cada um.

Como muitos de nós, que adoramos viajar, eles começaram este blog para partilharem as promoções que vão encontrando, e que lhes dá a oportunidade de viajar sem levarem a conta bancária a zeros. O blog é muito novo, mas repleto de informação, viajam lowcost para poderem poupar e para poderem viajarem ainda mais, e fazem eles senão bem!

Visitem o blog deles, ou como eles dizem, Let’s Run Away?

Está no ar!! Visitem-nos em letsrunawaytravelblog.blogspot.pt ???

Uma foto publicada por Let’s Run Away Travel Blog ? (@letsrunawaytravelblog) a

 

halfway2happiness

O nome do blog poder-se-ia traduzir como Meio caminho para a felicidade, mas uma família de pai, mãe e filhote de 4 anos a viajar pelo mundo, mais me parece que encontraram o equilíbrio perfeito para uma felicidade completa! Investi algum tempo a ler os artigos deles e adorei a forma como escrevem, e sim, escrevi investi pois ler artigos apaixonantes sobre uma família que viaja é uma aprendizagem só por si.

 

Dobrar Fronteiras

O blog Dobrar Fronteiras é já um dos blogs de referência de Portugal, criado em 2006 numa altura em que o Facebook ainda não era tão popular em Portugal, foi um espaço que começou como forma de partilhar com amigos e família o decorrer de uma viagem épica de carro até à Guiné Bissau. A partir daí, são muitas mais histórias para todos nós acompanharmos!

Uma das coisas que mais gosto do blog é o seu estilo de escrita, é ler experiências na primeira pessoa e sentir que estamos ali, naquele momento da vida de uma pessoa real, e que partilha bem mais do que experiências mas também detalhes culturais sobre os locais que visitou.

 

Viajar só?

Mais outra apaixonada por viagens, claro está, ou não a estaria a listar neste artigo 🙂 Chama-se Marta, e tem um filho muito querido, que é o seu blog, que já conta com 5 anos. Fala, anda e até corre, pelo mundo, está um crescido o filhote da Marta! No blog conta-nos as suas experiências de viagem, em estilo de diário, e partilha também imensas dicas baseadas na sua experiência pessoal. Sendo natural do Algarve, onde também mora, são muitos os artigos que mostram o quão de bom e a conhecer tem a região lá bem no Sul do nosso cantinho.

Suécia! #Suécia

Uma foto publicada por Marta Faustino (@martafg23) a

 

Dalí&Cia

Último blog desta lista, o blog da Sra. D. e do Sr. P., como se apresentam, que é de encantar assim que se abre a página. Recheado de fotografias, e com alguns vídeos a acompanhar que nos levam a conhecer de perto por onde andaram. É um blog que mostra a todos aqueles, como nós que têm uma vida tradicional das 9 às 5, que é possível viajar e conhecer o mundo, ou como eles dizem, tirar o cu do sofá 🙂

E como eles (nós), existem muitos mais blogs em Português de quem partilha experiências e dicas de viagem, descendentes de descobridores com um bichinho pelas viagens bem vivo e sempre prontos para mais aventuras.


Gostou do artigo? Adicione-o ao Pinterest!

5 blogs de viagem em Português

Gil Sousa

Português emigrado em Cork, viajante e apreciador de boa comida.

7 thoughts on “5 blogs de viagem em Português a seguir

  • Agosto 9, 2016 at 8:41 am
    Permalink

    Excelente lista. Estão todos de parabéns! abraço desde Marrocos!

  • Agosto 23, 2016 at 12:47 am
    Permalink

    Não conhecia todos esses blogs, obrigado pela partilha e parabéns aos escolhidos. Abraço.

  • Janeiro 7, 2017 at 2:51 pm
    Permalink

    Só conhecia o blogue Dobrar Fronteiras, do Samuel. Ainda bem que há cada vez mais portugueses a viajar de forma independente, especialmente mulheres. Cumprimentos do Viajar entre Viagens.

  • Janeiro 7, 2017 at 4:38 pm
    Permalink

    Que lega! Só uma observação, você deveria ter colocaro “Português de Portugal”…rs… Muito bacana os blogs, Parabéns!

  • Janeiro 7, 2017 at 4:57 pm
    Permalink

    Ahah, então em breve vou criar uma lista para quem escreve em Português do Brasil 🙂 Felizmente já há muita informação sobre viagens em Português, seja de que lado do Atlântico for 🙂

  • Março 30, 2017 at 10:24 pm
    Permalink

    Parabéns por essa lista de blogs de grande qualidade. Abraço desde Braga.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: