10 locais incríveis que visitei na Grécia

Nos seis meses em que vivi em Atenas tive a oportunidade de conhecer muitos locais incríveis na Grécia. Quando sabemos que a nossa permanência num país é limitada a tendência é a tentar aproveitar ao máximo cada minuto livre. E acho que soube fazer isso muito bem.

Foram muitos os locais que visitei na Grécia, e para ser sincero, apaixonei-me completamente por aquele país. Foi complicado definir uma lista de 10 locais, dou garantia de que é facílimo uma pessoa se deslumbrar pela Grécia.

1. Atenas

Começando pela capital e a cidade onde vivi por seis meses, é hoje em dia uma cidade muito urbana onde o antigo se funde (até demasiado) com o contemporâneo.

São imensos os locais que recomendo a visitar em Atenas, mas a melhor forma de explorar a cidade é mesmo a pé deixando-se andar pelas ruelas e explorar de tudo um pouco.

Museu da Acrópole

Dos monumentos, o primeiro que devem visitar é sem qualquer sombra de dúvidas o Museu da Acrópole. Até mesmo antes da Acrópole em si. Visitar o símbolo mais importante de, talvez, toda a Grécia deve ser mesmo bem sentido. Visitar o Museu da Acrópole é uma excelente oportunidade de conhecer muito da história do monumento e da cidade, perceber o quão especial são aquelas colunas, e o porquê de estar tão “pouco” conservado.

Parthenon na Acrópole
Parthenon na Acrópole

Acrópole, Ágora e Templo de Zeus

Depois do Museu, claro está, que a visita à Acrópole se torna na escolha óbvia. Lá de cima irão ter a oportunidade de ver de longe vários outros monumentos, como o Templo de Zeus, o Teatro Odeon de Herodes e até o Estádio Olímpico antigo. O que vos irá dar uma visão bem geral das distâncias e do que podem ver ali tão perto.

Plaka, Monastiraki, Psyrri e Thissio

Usando a Acrópole como centro, estão a uma distância a pé de vários distritos que valem bem a pena visitar. Cada um com a sua personalidade própria.

Booking.com

2. Monemvasia

Bem no sul do Peloponeso encontra-se uma vila bem especial, Monemvasia. Na verdade é uma ilha, mas que se encontra a apenas duzentos metros do continente e ligada por uma ponte.

Em tempos foi uma peninsula, mas devido a um tremor de terra em 375 DC separou-se e a única ligação foi através de uma passagem feita posteriormente.

Monemvasia significa, em grego, uma entrada. Depois da explicação acima, acho que se torna óbvio o porquê deste nome.

Do lado do continente apenas se vê uma grande rocha, aparentemente sem muito interesse. Não deixa de ser uma vista impressionante, mas de facto não apela muito o interesse de quem chega.

Mas do outro lado da ilha, voltado para o mar, encontra-se a vila medieval. Ruas e ruelas por onde apenas pessoas a pé e burros podem andar. Um pouco em estilo labiríntico, com apenas um acesso ao topo da rocha onde se encontram as ruínas de outros monumentos, como da igreja Agia Sophia.

3. Metéora

E agora mais para norte, outro local na lista de locais incríveis na Grécia. Este é provavelmente o sítio mais surreal que alguma vez visitei.

Um vale com grandes pilares de rocha de algumas centenas de metros, alguns chegando a atingir uma altura de 500 metros. E no topo desses pilares? Mosteiros!

É uma vista única, ver aqueles monumentos no topo dos pilares, e pensar como raio é que construíram aquilo há cerca de 800 anos? Só de pensar que para lá chegar acima só trepando, ou com recurso a escadas de corda…

4. Salónica

A segunda cidade mais importante da Grécia, que foi outrora capital do império de Alexandre O Grande da Macedónia. Fica no norte da Grécia numa região cujo nome é mesmo Macedónia, não confundir com o país vizinho… Motivo de disputa entre a Grécia e a Republica da Macedónia…

A cidade, à semelhança de muitas outras na Grécia, Salónica fica numa baia em formato de anfiteatro. Conhecida pelos seus doces, visitar a cidade e não provar um dos muitos doces locais é quase como pecar, faz parte da experiência.

Salónica fica mesmo junto à península dos três dedos, Halkidiki, de uma beleza única. Certamente, deveria fazer parte de várias listas de locais incríveis na Grécia, e também especiais…

Booking.com

Um desses “dedos” está sob o domínio da religião ortodoxa grega, soberania que tem sido respeitada por impérios, países e guerras. Local quase virgem que parece que ficou parado no passado. Para poder visitar é necessário uma autorização especial, e…, não ser mulher… Yep, isso mesmo. Não é permitida a entrada a mulheres nessa península…

5. Hydra

A cerca de uma hora de Atenas num barco rápido chegamos a Hydra. De realçar que é necessário marcar lugar neste barco com alguma antecedência, algumas semanas até em época alta se pretenderem visitar num fim-de-semana…

Hydra é um dos locais protegidos na Grécia, apenas carros municipais podem circular na ilha, e para manutenção apenas. De resto, só a pé, de burro ou de táxi marítimo!

6. Rodes

Rodes quase que dispensa apresentações. Pelo menos o nome deve lembrar alguma coisa, não? Colosso de Rodes? Sete Maravilhas do Mundo (Antigo)? Ainda assim não lhe diz nada? Então esta é uma excelente oportunidade para visitar e se surpreender com a beleza da ilha!

A ilha de Rodes é a quarta maior da Grécia, e com muito para ver. Mas também, muito para conduzir… Dos locais a não perder na ilha sem dúvida, a cidade antiga de Rodes e a vila de Lindós. Muito mais existe para ver e explorar, mas tanto a cidade antiga como Lindós me deixaram maravilhado!

Entrar nas muralhas da cidade antiga de Rodes é como viajar para o passado, ruelas de pedra e edifícios bem antigos.

Algures em Rodes
Algures em Rodes

Quanto ao Colosso de Rodes? Esse desapareceu após um terramoto, e com a queda todo o cobre usado na estátua acabou roubado. Neste momento existem duas estátuas de um veado e uma corça onde antes estariam os pés do grande Colosso.

7. Skiathos e Skopelos

Dos locais incríveis na Grécia, Skiathos e Skopelos já são bem conhecidos no mundo graças aos filmes do Mamma Mia. Sim, grande parte das paisagens que aparecem no filme são das ilhas Skiathos e Skopelos, e em parte na península Pelio.

A desvantagem deste tipo de publicidade é a perda de autenticidade dos locais, por exemplo, hoje em dia muita coisa tem nomes relacionados com o filme. Hotel Mamma Mia, Excursão Mamma Mia, etc…

No entanto nada disso afecta a beleza destas ilhas, que mostram paisagens bem distintas das ilhas do grupo abaixo, das Ciclades. Ao contrário de Santorini, Mykonos e outras ilhas do mesmo grupo, que são bem mais áridas. Skiathos e Skopelos têm muita vegetação e predominante em verdes.

8. Náfplio

Náfplio foi a primeira capital do recém Estado Grego por 11 anos, entre 1823 e 1834. É uma cidade costeira no Peloponeso, não muito longe de Atenas.

Chegar a Náfplio não é complicado, existem vários autocarros de Atenas. Antes até dava para ir de comboio, mas até ao momento a linha continua fechada… Mas a forma que recomendo a ir de Atenas a Náfplio é por carro, e pelo Golfo de Argos. É um passeio cénico sempre pela costa e com muita beleza natural. Outra opção, também de carro, é ir pela zona da montanha e visitar algumas das ruínas da zona.

Booking.com

9. Delphi

E este é um dos locais que ainda choro pela visita…, ou pela não visita… Deixar tudo para a última tem muitas desvantagens, mas a maior delas é estar à porta de algo que queremos ver muito, e por termos visto mal os horários de entradas chegarmos já tarde demais.

Delphi fica a cerca de 2 horas de carro de Atenas, e é onde ficam das ruínas mais famosas da Grécia. Quem nunca ouviu falar no oráculo de Delphi? Pois, é exactamente isso que irão encontrar, ruínas numa encosta com vista privilegiada para o Golfo de Corinto.

10. Corinto

E do outro lado do Golfo encontra-se a cidade de Corinto, e o famoso canal de Corinto, inaugurado em 1893. Facilmente se passa na ponte sem se aperceber que já se passou por cima do canal, é um canal bastante estreito mas com uma altura impressionante. Quando visitámos o canal fizemos isso mesmo, passámos por cima sem nos apercebermos, até que tivemos de dar a volta para o encontrar…

Mas há muito mais na zona do que o canal, a cerca de 3 km da estação de comboios de Corinto encontra-se as ruínas da antiga cidade de Corinto, cuja visita merece bem o desvio (curto).

Alguns dos locais mencionados acima podem ser todos visitados na mesma viagem. Começando em Atenas, passando por Corinto, depois Náfplio e terminar em Monemvasia.

Estas são apenas sugestões de locais incríveis na Grécia que visitei, e que um dia também vocês poderão visitar.

Um comentário em “10 locais incríveis que visitei na Grécia”

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.